sexta-feira, 30 de junho de 2017

(Pipas) Brincadeira requer cuidados especiais

Com a aproximação do período de férias escolares, a brincadeira de pipas tem despontado como uma das principais diversões entre crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Além disso, os dias de tempo aberto e céu ensolarado têm sido favoráveis para que crianças e jovens brinquem de soltar pipa ou papagaio.
O divertido hábito é muito popular, mas requer cuidados para que a brincadeira não se transforme em acidentes com as redes de energia. A atividade pode ocasionar inúmeros prejuízos.
Segundo a assessoria da Energisa, em Tupã algumas ocorrências de desligamentos por conta de pipas presas nas redes já foram registradas pela distribuidora.  Isso acontece porque as pipas ficam enroscadas na fiação elétrica.
Por isso, a Energisa orienta para que a brincadeira ocorra em locais seguros. “Procure espaços como parques, praças e áreas abertas para brincar com segurança e sem risco da pipa ficar presa na rede elétrica”, orientou a distribuidora.
Outra orientação é que, caso a pipa enrosque em fios, nunca se deve tentar retirá-la. “Jamais use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las dos fios. É nesta hora que a criança ou jovem pode receber uma descarga elétrica que será fatal. E não é apenas na rede elétrica que mora o perigo. Quem quer brincar com segurança deve saber que não pode sair correndo pela rua, subir em árvore, muro ou laje para recuperar a pipa”, alerta a Energisa.
Outro fator negativo da brincadeira são os desligamentos de energia ocorridos em função dos restos de pipa que ficam presos nas redes. “Fazemos a limpeza rotineiramente nos fios, mas sempre encontramos restos de pipas presos às estruturas da rede. Com a chuva, esses materiais molhados acabam causando curto-circuito ou vazamento de energia, ocasionando a interrupção da energia”.
Orientações
O desafio de achar um espaço aberto, sem rede por perto, nas áreas urbanas das cidades, é grande. Por isso, a Energisa chama a atenção dos responsáveis, como os pais, para que crianças e jovens não se exponham aos riscos e possam brincar com mais segurança.
Algumas
orientações
 - Dê preferência para as pipas sem rabiolas, pois na maioria dos casos é esta parte que se prende aos fios, causando acidentes;
- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, para fazer sua pipa e não use “cerol” na linha, porque essa mistura de cola e caco de vidro fere e mata;
- Não solte pipas em dias nublados e chuvosos, principalmente se houver relâmpagos.  Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar de costas para observar as pipas no céu. Ao correr atrás de pipas, não deixe de observar o trânsito, evitando atropelamentos;
- Não suba em lajes e telhados para empinar pipas e também não suba em muros para recuperar uma pipa presa no galho da árvore;
- Nunca suba no poste para tentar recuperar a pipa presa aos fios ou equipamentos da rede elétrica.
Cerol
O cerol (mistura de cola com vidro moído, em alguns casos até com pó de ferro) é outro ponto que merece atenção. O produto é ilegal, mas ainda assim é utilizado para dar maior força de corte à linha. Ao entrar em contato com a fiação elétrica, também pode provocar um curto-circuito, além de representar um risco iminente à pessoa que o utiliza, pelo potencial de corte.
O cerol também faz vítimas entre os motociclistas, ciclistas e pedestres.
Polícia Militar
Vale alertar que o uso de cerol nas linhas de pipas é proibido por lei, mas mesmo assim as crianças e, o que é pior, até mesmo os adultos também continuam fazendo uso dessa perigosa arma. A punição para quem for surpreendido empinando pipa com uso de cerol ou produto semelhante é de multa e recolhimento imediato do produto.
Se uma criança for surpreendida empinando pipa com cerol, os seus pais ou responsáveis serão acionados.
Para evitar esse tipo de transtorno, eliminando o risco de acidentes, a polícia de Tupã recomenda aos pais que orientem os filhos sobre o perigo do cerol. Somente através da conscientização é que essa arma deixará de ser usada pelas crianças e até adultos durante a brincadeira.
Além dos riscos do cerol, a brincadeira ainda pode ocasionar diversos outros acidentes, quando praticada de forma errada, principalmente se for na área urbana, próximo da rede de energia elétrica.

O lugar mais indicado para a brincadeira, segundo a polícia, são áreas abertas, distantes do trânsito e da fiação elétrica.
Fonte: diariotupa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário