quinta-feira, 29 de junho de 2017

Projetos aprovados Edital do Idoso contempla 2 cidades da região

ANNE ABE
O Conselho Estadual do Idoso anunciou o resultado parcial das organizações de sociedade civil e das prefeituras que foram selecionadas com projetos sociais aprovados no Edital do Idoso. De acordo com o site da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, serão disponibilizados aos projetos aprovados, aproximadamente, R$ 11 milhões de recursos do Fundo Estadual do Idoso. Ao todo, 16 prefeituras e 32 organizações de sociedade civil do Estado de São Paulo foram selecionadas. Dentre este número, quatro projetos de municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, composta por 53 cidades, foram analisados, no entanto, dois foram aprovados, sendo eles: Adamantina e Dracena.
Ainda conforme o site serão contemplados os projetos que viabilizem em seus municípios a formação e capacitação de conselheiros estaduais e municipais; a inclusão digital das pessoas idosas; a inserção, permanência ou reinserção da população idosa no mercado de trabalho; e o mapeamento para o enfrentamento e erradicação de todas as formas de violência praticadas contra o idoso; além de o edital também dar oportunidade para a criação de diagnósticos regionais dessa população.
A Prefeitura de Adamantina foi selecionada com o projeto intitulado “Digital para Melhor Idade”, que foi realizado em parceria com A UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) e teve a participação dos municípios de Pracinha e de Mariápolis. Em nota, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Adamantina informou que o projeto irá atender 160 idosos em situação de vulnerabilidade social, que sejam referenciados no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) dessas três cidades. O objetivo geral é capacitar os idosos oferecendo aulas de informática básica, durante o período de três meses cada turma, para, assim, proporcionar conhecimento em manusear computadores.
Dracena, por sua vez, teve o projeto “Idosos em Condições Vulneráveis dos Municípios de Dracena, Junqueirópolis e Ouro Verde”, que visa à realização de um plano para efetuar um diagnóstico socioterritorial a respeito da realidade da população idosa dessas três localidades. A partir desses dados obtidos, o objetivo é estabelecer diretrizes de trabalho e ações, para atender a real necessidade dos idosos. “Essa aprovação parcial mostra que eles reconheceram a importância de realizar esse diagnóstico, que vai servir de base para informações que o município precisa para poder pensar em projetos futuros que venham ao encontro da realidade dessa população”, aponta Edilene Rodrigues, assistente social da Prefeitura de Dracena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário