quinta-feira, 29 de junho de 2017

Pesca predatória nas bacias dos rios Feio/Aguapeí e do Peixe

 Prática criminosa tem causado a diminuição das espécies de peixes nesse habitat, na Alta Paulista.

Fonte: Fabiano Rodrigo Biffi


Nas últimas décadas os rios Aguapeí e do Peixe tem sofrido a indiscriminada e criminosa prática da pesca predatória com a utilização de petrechos proibidos como tarrafas, redes, anzóis de galho, espinhéis, redes e redes de arrasto. Tal prática criminosa tem causado a constante diminuição das espécies de peixes desse habitat (pacus, piaparas, piauçus, piaus, pintados,dourados e outras espécies).
Pelas ruas das cidades locais e ás margens dos rios os pescadores amadores reclamam constantemente da falta de peixes ou mesmo do desaparecimento de muitas espécies que no passado eram encontradas nesses rios.
Em muitos casos as horas de lazer de muitos pescadores amadores são interrompidas por pescadores embarcados que capturam indiscriminadamente com esses apetrechos de pesca proibidos vários exemplares para a venda ilegal.
Hoje, os pescadores amadores passam horas às margens dos rios Aguapeí e do Peixe sem conseguirem capturar um único exemplar, uma decepção para eles e suas famílias.
A pesca amadora dentro da legalidade é uma prática saudável e que sobretudo gera renda para o comércio local, preserva a natureza ao não esgotar bruscamente os recursos pesqueiros e possibilita o desenvolvimento do turismo numa região tão carente como a Nova Alta Paulista.
Infelizmente a ganância de poucos tem acabado com a alegria de muitos e com o meio ambiente. As presentes gerações sentem os resultados de tal crime e a falta de consciência e respeito afetarão ainda mais as futuras gerações.

Fonte: http://opacaembuense.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário