A partir de fevereiro, a Diocese de Marília vai oferecer para
todas as paróquias uma escola de comunicação. Segundo as informações do
seminarista Tiago Barbosa, que acompanha a pastoral da comunicação da
Diocese, a escola de comunicação se chamará Paulo Apóstolo. “E o
objetivo dessa escola é oferecer de maneira homogênea, em toda Diocese,
uma capacitação comunicacional aos nossos leigos. Então todos os
paroquianos, de todas as paróquias, podem participar. O objetivo é que
nós consigamos, por meio de 6 disciplinas, passarmos uma formação sólida
para que todas as paróquias possam trabalhar em comunhão. Nós
escolhemos 6 disciplinas para apresentar ao público”, explicou.
As disciplinas escolhidas são: pastoral e comunicação, produção de texto, igreja e redes sociais, fotografia, diretório de comunicação da igreja no Brasil e marketing católico. “A partir dessas 6 disciplinas, nós queremos oferecer aos nossos leigos e leigas uma formação sólida, nas áreas de comunicação, sempre apresentando a doutrina social da igreja e, a partir disso, como nós podemos capacitá-los para que eles possam enfrentar os meios de comunicação e mídias digitais, com testemunho e também profissionalismo. Esse é o nosso objetivo, para que todas as paróquias tenham uma pastoral da comunicação institucionalizada e que possam trabalhar principalmente com coerência”, acrescentou o seminarista.
Por se tratar de uma região grande, a Diocese vai oferecer o curso em 3 polos.
Para a região 1, que compreende as paróquias das cidades de Garça a Oriente, o polo vai ser na cidade de Marília, no Centro Diocesano Pastoral.
Na
região 2, de Herculândia a Adamantina, que inclui Tupã, o pólo vai ser
na Paróquia São José, de Osvaldo Cruz. E para as cidades de Flórida
Paulista até Panorama, que compreendem a região 3, o pólo vai ser na
Paróquia Santa Genoveva, de Irapuru.As disciplinas escolhidas são: pastoral e comunicação, produção de texto, igreja e redes sociais, fotografia, diretório de comunicação da igreja no Brasil e marketing católico. “A partir dessas 6 disciplinas, nós queremos oferecer aos nossos leigos e leigas uma formação sólida, nas áreas de comunicação, sempre apresentando a doutrina social da igreja e, a partir disso, como nós podemos capacitá-los para que eles possam enfrentar os meios de comunicação e mídias digitais, com testemunho e também profissionalismo. Esse é o nosso objetivo, para que todas as paróquias tenham uma pastoral da comunicação institucionalizada e que possam trabalhar principalmente com coerência”, acrescentou o seminarista.
Por se tratar de uma região grande, a Diocese vai oferecer o curso em 3 polos.
Para a região 1, que compreende as paróquias das cidades de Garça a Oriente, o polo vai ser na cidade de Marília, no Centro Diocesano Pastoral.
As 6 aulas acontecerão nos meses de abril, junho, julho, agosto, outubro e novembro. “Essas disciplinas vão variar os polos. Cada polo receberá uma aula em uma tarde de uma disciplina. Os professores são membros da equipe de comunicação da Diocese. Todos são capacitados na respectiva área em que vão trabalhar”, explicou ainda Tiago Barbosa.
Os interessados podem procurar a página social da Diocese no Facebook “Diocese de Marília”, que possui um link para fazer a inscrição. “Nessa inscrição, é preciso colocar nome, endereço, telefone, paróquia e sua diocese. Em seguida, receberá no email confirmação e depois de alguns dias a programação completa da escola e principais indicações”.
A aula inaugural será dia 18 de fevereiro. “Será uma para os 3 polos na Paróquia Imaculada Conceição de Parapuã. A aula inaugural vai contar com a assessoria do padre Marcos Vinícius, do Clero de Guarulhos, que é o coordenador estadual da pastoral da comunicação”, finalizou Tiago.
Fonte: Diocese de Marília
Nenhum comentário:
Postar um comentário