terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Adamantinense Érica Regina faz sucesso no Radio Bauruense.


Por José Luiz Paiva
Adamantinense Érica Regina, na Rádio UNESP/Bauru
Como dizem os radialistas, quando o bichinho da comunicação os pega, é contagioso e não os larga mais. Deve ter acontecido isso com Érica Regina Ferreira, ou simplesmente Érica Regina, uma Advogada que foi arrebatada pela Radiodifusão, passando pela Radio Cultura de Adamantina e ganhando o mundo.  Érica, filha de Walcir Ferreira e Rosa Mattos Ferreira(in memoriam), aceitou nos dar uma entrevista, falando um pouco de si, de suas andanças até chegar a Bauru.
Quem é Érica Regina Ferreira?
Érica Regina Ferreira agora aumentou mais um sobrenome, o Bernardineli porque casei em junho de 2014 com integrante dessa bela família de descendência italiana. Érica Ferreira como sou conhecida na locução desde o ano 2000 ou Érica Regina como sou conhecida em Adamantina, na realidade é uma mistura da força e da garra que meu próprio nome traz, já que significa Rainha Poderosa (risos). Sou uma eterna lutadora e a resiliência é um fenômeno de raízes familiares que esta incutida em mim. Luto contra uma maré de adversidades e no fim do dia sempre agradeço a Deus por vencê-la. Sou uma mulher de Fé!

Como nasceu sua paixão pelo Rádio?
A minha paixão por Rádio nasceu da missão de evangelizar. Tinha 14 anos quando comecei a frequentar Grupo de Jovens da igreja católica, chamado Nova Aliança e tínhamos programas aos sábados e domingos. O pessoal que trabalhava em rádio, quando viu e me ouviu falando para a Igreja, me incentivou a fazer participações, gravar vinhetas e outros. Daí um grande amigo trabalhava na Rádio Cultura de Adamantina, André Simão, me convidou para fazer umas gravações lá, e passados uns meses o diretor da emissora, na época em 1997, me chamou para estagiar, eu era estudante de Direito, primeiro ano da 1ª turma da antiga Fafia, hoje Unifai.

Quais Emissoras de Rádios por quais passou?
    Inicialmente trabalhei na Rádio Cultura (entre 1997 a 1999 em Adamantina), depois 93 FM (1999 a 2000 Adamantina). Rádio Educativa 91 FM de Presidente Prudente (2000 a 2001) Rádio Cidade Bastos (2001 a 2002) e finalmente Rádio UNESP FM 105,7 em Bauru desde 2013.

Como chegou a Radio UNESP FM/Bauru?
Fazia mais de 10 anos que não trabalhava em rádio, tinha terminado a Faculdade de Direito (a graduação demorou pra acontecer, pois parei, tive um filho e passados alguns anos, voltei), tinha passado no Exame da Ordem, queria ganhar mais, não havia como investir num escritório, pois necessitava me sustentar e sustentar meu filho, Já namorava,o hoje meu marido e, a gente queria ir para uma cidade maior, quando vi o concurso aberto para Locutor Apresentador da TV UNESP de Bauru. Prestei o concurso, passei em primeiro lugar, mas como a Rádio desse complexo de comunicação estava precisando com mais urgência de um locutor, fui chamada para trabalhar na emissora e estou lá desde junho de 2013.


Você também é Advogada, formada pela UNIFAI/Adamantina, chegou a exercer, por que priorizou o Radio?
        Sim, sou advogada desde setembro de 2012. A área jurídica me motiva fortemente porque me vejo atuando e auxiliando muito mais as pessoas dentro desse âmbito, do que na comunicação. Atuei como advogada no maior escritório de advocacia do país aqui em Bauru (JBM & Mandaliti Advogados), mas, por passar no concurso da UNESP e ali ter melhores benefícios, optei por voltar à locução e advogando em alguns casos. Sou apaixonada pelas duas áreas e acredito que para o futuro devo me realizar ainda mais conciliando essas duas esferas.

Também canta. Deixou definitivamente de cantar profissionalmente ou temporariamente?
Já cantei profissionalmente e fui muito feliz nessa arte. Mas sou também muito crítica comigo mesma e sei que para ser cantora eu deveria tecnicamente ter estudado mais, cuidado melhor da voz e dessa carreira que nunca priorizei. Parei de cantar num entendimento de ser em definitivo, entretanto com as voltas que o mundo dá quem sabe uma hora dessas “to” num palco...

Você tem um filho de14 anos, o Rafael. Ele já demonstrou interesse pelo Rádio ou pelo Direito? Se optar pelo Rádio, tem seu incentivo?
Tenho um belo filho chamado Rafael, de 14 anos, que é um grande orgulho. Tenho também uma princesa chamada Pérola que ainda é uma bebezinho. O Rafa ou Fael (risos) é muito inteligente e não se interessou pelas loucuras da mamãe (risos). Uma vez ele quis gravar algumas coisas para participar de um programa infantil que a Rádio UNESP tem, daí peguei no pé com dicção e interpretação de texto. Em relação ao Direito, ele nunca tocou no assunto. Ele curte mesmo é desenho, construção, design gráfico, games... ele é outra praia.

É verdade que você já foi Assessora de uma Grande Banda Gospel Católica? Pode falar qual?
       Sim. Fui, Na realidade, Executiva da Banda Anjos de Resgate que é um grupo musical católico muito famoso nesse meio e, que pertencia à Universal Music, assim como Ivete Sangalo, Daniel e outros. Isso aconteceu um pouco antes de vir para Bauru. Como sempre fui engajada com o trabalho missionário, ao ter essa oportunidade eu quis agarrar esse ofício que era novo para mim. Tive que me mudar para Taubaté, no Vale do Paraíba, mas não me adaptei e fiquei apenas 2 meses.

Como sintonizar a Rádio UNESP e qual o horário do seu programa?
A Rádio UNESP é sintonizada em 105,7 FM para quem mora na região de Bauru. Mas pode também ser ouvida através da internet no site radio.unesp.br. Eu gravo alguns programas especiais que vão ao ar à noite como “Os Grandes Mestres” (música erudita, ópera e afins) “Clássicos UNESP” (também erudita). Há o Sintonia Fina (todos os sábados das 14 às 18 horas – músicas de gêneros variados nacionais e internacionais), Conjuntos e Orquestras (todos os dias entre 12 e 13 horas) e ao vivo às 7 horas com Musical 105 (músicas internacionais predominantemente antigas). Além disso, apresento o Unesp Notícias todos os dias às 11h20.

Há algo que queira acrescentar?
Não... já falei bastante... aliás, apenas que essa trajetória aparentemente interessante não é e não foi fácil, obrigada!!!

Nesta entrevista, Érica Regina deixa bem claro que é preciso batalhar muito para se conseguir o objetivo traçado, há percalços, mudanças de rotas, mas que se pode sim, conquistar o seu espaço e fazer aquilo que gosta.  Alguns mais rápidos ou mais demorados, mas desistir, nunca. Sucesso cada vez mais à você Érica, pelo incentivo, que aqui deixamos, para novos Comunicadores e mesmo à Jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário