terça-feira, 8 de novembro de 2016

(Tupã) Demanda por voos caiu 53% em oito anos

      A estagnação financeira do País, causada pela crise econômica, continua atingindo o setor de aviação civil, reduzindo a demanda por voos domésticos e internacionais. O município de Tupã possui aeroporto estadual com uma das melhores estruturas da região, que passou por reforma e revitalização recentemente, com investimentos de mais de R$ 1,1 milhão.
Mesmo assim, a demanda de embarques e desembarques de passageiros realizados no Aeroporto Estadual “Vicente Faria Lima” sofreu redução de 53,6%, no período de janeiro a setembro deste ano, em relação a igual período de 2008. A média de embarques e desembarques em Tupã é de 14,3 passageiros por mês. Já a média de pousos e decolagens é de 9,8 aeronaves por mês.
Segundo os dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), nos primeiros nove meses de 2008 ocorreram 924 embarques de passageiros no aeroporto. No mesmo período deste ano, foram contabilizados 429 embarques e desembarques.
Os pousos e decolagens de aeronaves recuaram cerca de 67,1% no período analisado. Entre os meses de janeiro a setembro de 2008, ocorreram 893 pousos e decolagens no aeródromo, contra os 294 realizados no mesmo período deste ano.
Voos domésticos
Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), a demanda por voos domésticos no Brasil seguiu em queda em setembro, recuando 4,4% ante o mesmo mês de 2015. Esse foi o 14º resultado negativo consecutivo para a estatística. A oferta, em baixa há 13 períodos, teve retração de 5% na mesma base de comparação. A queda da oferta superior à da demanda resultou em aprimoramento de 0,53 ponto percentual do fator de aproveitamento em relação a setembro do ano passado, para 80,11%. No mês, foram transportados 7,1 milhões de passageiros nos voos realizados dentro do País, baixa de 6,5%.
Os dados são a consolidação das operações realizadas pelas integrantes da Abear Avianca, Azul, Gol e Latam e representam 99% do mercado doméstico.

Fonte: http://www.diariotupa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário