Por:
Diário de Cuiabá
-MARIANNA PERES
![]() |
| Imagem créditos: Agrolink |
A consultoria
AgRural reavaliou suas estimativas para a segunda safra de milho no
Centro-Sul do país e elevou a projeção de produtividade para Mato
Grosso. São esperadas 104,4 sacas por hectare, em média, volume que se
consolidado a partir de agora, com o início da colheita, será recorde. O
rendimento do cereal supera a média nacional que também foi elevada,
mas, deve ficar em torno de 102,9 sacas por hectare (sc/ha).
A nova estimativa reajustou em 4,6% a previsão de produtividade que em maio estava em 99,8 sacas por hectare. “As chuvas de maio garantiram bom potencial para talhões semeados em março. Por isso, a produtividade média foi elevada para recordes 104,4 sacas por hectare”, explica a analistas da AgRural, Daniele Siqueira.
Com Mato Grosso puxando os trabalhos de colheita, 0,6% da área de milho safrinha estava colhida até a virada do mês no Centro-Sul do Brasil. Com plantio feito quase todo dentro da janela ideal, os mato-grossenses já colheram 1,4% da área. “Poderia ser mais, não fossem as chuvas atípicas do fim de maio. Apesar de bons resultados na produtividade, alguns lotes têm saído do campo com até 15% de grão avariado devido à umidade alta. A boa notícia para os produtores é que a previsão agora aponta tempo seco no Estado”, completa Daniele.
AVANÇO - Com chuva acima da média em praticamente todas as áreas produtoras – coisa rara em maio –, a segunda safra de milho caminha para bater novos recordes de produtividade no Brasil. Por isso, a AgRural elevou novamente sua estimativa de produção para a safrinha 2017, cuja colheita está começando.
Para o Centro-Sul, a produção subiu dos 59,8 milhões de toneladas estimados no início de maio para 63,2 milhões de toneladas agora em junho. A produtividade de 102,9 sacas por hectare é recorde e supera com folga as 99,2 sacas de dois anos atrás.
Combinadas aos números da Conab para Norte/Nordeste, as estimativas da AgRural resultam em produção de 67,1 milhões de toneladas no Brasil, com produtividade de 98,7 sacas por hectare. Os dois números são recordes. Um mês atrás, o resultado combinado era de 63,6 milhões de toneladas e 93,8 sacas por hectare.
Fonte: www.agrolink.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário