segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mulher passa a integrar o efetivo do Corpo de Bombeiros de Adamantina

Adamantina recebeu primeira mulher bombeiro da sua história, que se apresentou hoje ao quartel.

Soldado Medeiros é a primeira mulher a atuar no efetivo do Corpo de Bombeiros de Adamantina (Foto: Siga Mais).
Soldado Medeiros é a primeira mulher a atuar no efetivo do Corpo de
Bombeiros de Adamantina (Foto: Siga Mais).
O quartel do Corpo de Bombeiros de Adamantina passa a contar a partir desta segunda-feira (26) com a atuação da soldado feminino Karoline Medeiros, de 26 anos. Ela se apresentou para seu primeiro dia de trabalho na manhã de hoje, junto à corporação local, deixando sua família em Itapura, região de Ilha Solteira.
Aprovada em concurso público promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, a soldado Medeiros passou seis meses no policiamento e depois ingressou na Escola Superior de Bombeiros, onde realizou treinamento específico para a atividade. Antes, teve sua vida ligada à atividade rural em Itapura, trabalhando na roça e operando tratores agrícolas.
No treinamento junto à Escola Superior de Bombeiros, foi submetida a todo o protocolo de atividades, dentro do programa específico de formação de bombeiros, sem qualquer atenuação pelo fato de ser mulher.
Segundo a soldado Medeiros, foram 367 alunos na Escola Superior de Bombeiros, e ela conseguiu vencer todos os desafios da formação, tanto é que a pontuação final permitiu que assumisse o trabalho em uma unidade próxima de sua casa. “A minha nota me trouxe até aqui”, diz orgulhosa.
Ainda sobre sua formação, a soldado Medeiros destaca que essa temporada na escola de formação deu muitas oportunidades para outras mulheres, o que possibilitou ampliar o efetivo e a participação feminina no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. “É um sonho realizado, para mim e para outras mulheres do curso”, revela.
Primeira escala
A nova integrante do Corpo de Bombeiros local disse que não tinha qualquer referência sobre Adamantina, mas diante da possibilidade de ser designada para esta localidade, passou a pesquisar sobre a cidade. “Tive boas referências”, disse.
Ao assumir a escala de trabalho na manhã de hoje, e nas primeiras atividades profissionais, no exercício da função de Bombeiro, a soldado Medeiros se deparou com reações positivas, tanto dos colegas de trabalho quanto da comunidade e demais profissionais com os quais passa a se relacionar na cidade, a partir de então.
Na manhã de hoje, já na escala de serviço, realizou, junto com a equipe de plantão, atividades de resgate junto a uma vítima de queda, de uma senhora que foi socorrida e encaminhada ao Pronto-Socorro da Santa Casa local.
Inspiração feminina
A incorporação da soldado Medeiros ao efetivo do Corpo de Bombeiros de Adamantina é histórica, por ser a primeira mulher a integrar o quadro local, cujas atividades de resgate, salvamento, combate a incêndio e outras, sempre foram desempenhadas por homens.
Ela se vê motivada ao trabalho, e vai usar sua formação e a experiência de vida para servir a comunidade de Adamantina. E reconhece, também, que aprenderá muito com o efeito local, por ser experiente, com muitos anos de serviços prestados à comunidade. “Fui muito bem acolhida e pretendo contribuir e adquirir conhecimentos, aproveitando sempre as oportunidades de aprender mais”, destaca.
Além de se identificar com a atividade policial, e agora, especificamente, com o Corpo de Bombeiros, a soldado Medeiros traz em sua bagagem toda a vivência com trabalho rural, onde desenvolvia suas funções no campo, inclusive pilotando trator, o que a inseriu, muito cedo, no ambiente das responsabilidades profissionais.
Outra referência e inspiração para seu trabalho, agora como militar, no Corpo de Bombeiros de Adamantina, é sua mãe. “Minha mãe é referência como mulher batalhadora”, disse. O nome militar Medeiros, usado em sua farda, é uma homenagem da soldado à sua mãe.


Fonte e fotos: www.sigamais.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário