Contas mais altas assustam clientes da concessionária de energia elétrica, neste começo de ano. Empresa diz que não houve reajuste, e valor reflete consumo atípico, decorrente de período de férias escolares e festividades de fim de ano (Siga Mais). |
Energisa explica valores nas faturas, e diz que refletem consumo dos imóveis.
As
faturas referentes ao consumo de energia elétrica, recebidas neste mês
de janeiro, tem causado reações e reclamações dos consumidores, diante
de valores que consideram elevados e fora dos padrões de consumo dos
meses anteriores.
Muitas queixas
estão publicadas nas redes sociais, onde consumidores questionam os
valores das faturas e cobram explicações da Energisa. As colocações de
clientes são de inconformismo e questionamentos.
O tema foi um dos
destaques da edição desta segunda-feira (21) do Fronteira Notícias, ao
médio dia, quando um representante da Energisa foi entrevistado ao vivo,
sobre essas reclamações. Antes, a emissora exibiu uma reportagem com as
reclamações de consumidores.
O representante da
empresa ouvido pelo Fronteira Notícias, Carlos Eduardo Mariano, destacou
que não houve aumento no valor das tarifas da energia elétrica, nos
últimos meses. Ele explicou que, para os 24 municípios da região de
Presidente Prudente, atendidos pela Energisa, o último reajuste está
vigente desde 12 de julho do ano passado, em 15,55% (reveja).
Esse percentual foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica
(ANEEL). Depois disso, não houve reajuste na tarifa, para clientes da
empresa.
Aumento no consumo é típico nesta época do ano, diz Energisa
Segundo Carlos
Mariano, nesse período, normalmente, ocorre aumento de consumo,
sobretudo em residências, decorrente do período de fim de ano e férias
escolares. Ele exemplificou que as crianças ficam mais em casa, e se
utilizam da televisão, ventiladores, ar condicionado e mais banhos. Além
desse fator, as festas de fim de ano, com o recebimento de visitas, e
mais pessoas nas casas, também impacta em maior consumo.
“Historicamente, há um aumento de consumo nesta época do ano”, reiterou.
Representante da Energisa, Carlos Eduardo Mariano, em entrevista ao Fronteira Notícias, nesta segunda-feira (Reprodução).
Ainda segundo o representante da Energisa, o
valor final da conta pode variar, também, de acordo com o período
aferido, entre a leitura anterior e a nova leitura. Esse intervalo vai
definir a quantidade de dias de consumo.
Outro fator que
pode implicar no valor final da conta, segundo Carlos Mariano, é a
tributação, que varia de acordo com a faixa de consumo de cada cliente. A
alíquota do ICMS, fixada pelos órgãos governamentais, é maior para quem
consome mais. Ele citou que para um cliente residencial que consome até
200 kw/h, a alíquota do ICMS é de 12%. Acima disso, a alíquota passa a
ser de 25%, calculada sobre o consumo. “Isso pode influenciar o valor
final da conta”, explica.
O representante da
Energisa destacou ainda que o valor cobrado pela energia elétrica é
medido a partir do consumo dos equipamentos elétricos, a potência desses
equipamentos e o tempo de utilização.
Ao final da
entrevista ao Fronteira Notícias, Carlos Mariano destacou que os canais
de atendimento da Energisa estão à disposição, para esclarecer dúvidas.
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