quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista ganha primeira loja permanente

(+) fotos

Aconteceu dia 29/10, na sede regional do Sincomércio, em Adamantina, uma reunião de produtores de alimentos processados, artesãos e confeccionadores de trabalhos manuais de várias cidades para tratarem da organização da primeira loja permanente de produtos regionais da Nova Alta Paulista.

Com inauguração prevista para a primeira quinzena de novembro, o espaço foi oferecido pelo presidente do Sincomércio, Sérgio Vanderlei da Silva, e por sua equipe. Além das vendas no local o estoque será disponibilizado online para comercialização virtual. Preveem-se também algumas ações bem criativas para incrementar as vendas de final de ano.

A loja constitui importante conquista para a concretização do projeto Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista, coordenado pela professora Izabel Castanha Gil, com apoio da Agência Inova Paula Souza, de várias instituições públicas e privadas, associações agrícolas, associações de artesãos e de muitos voluntários. A iniciativa conta com o apoio fundamental do poder público municipal das cidades envolvidas.

Buscando destacar a cultura que marca essa área muito peculiar do Estado de São Paulo, o projeto tem como metodologia o trabalho descentralizado e em rede. Em cada cidade os secretários municipais de Educação/Cultura e de Agricultura cadastraram produtores, artesãos, artistas e escritores, resultando num catálogo virtual que pode ser acessado em www.prenap.com.br. Para dar visibilidade a esses produtos e a seus produtores, o grupo vem participando de feiras. A primeira foi na ExpoVerde, em Adamantina, no mês de setembro; a segunda foi na ACERUVA, em Junqueirópolis, no mês de outubro. Em novembro participará do 2º Torneio de Pesca Esportiva de Pauliceia, entre os dias 9 e 11. Na semana seguinte estará presente em Osvaldo Cruz, na Feira do Verde, Artesão e Festa das Nações. No final de dezembro, prevê participar da edição 2018 do Caipirapuru, na cidade de Irapuru.

A ideia central do projeto consiste em estimular o desenvolvimento local e regional incrementando as conexões culturais e comerciais entre os municípios constituintes da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP). Entre Herculândia (leste) e Panorama e Pauliceia (oeste) vivem cerca de 400.000 pessoas, que constituem um mercado consumidor intrarregional pouco explorado. Por meio de ações baseadas nas tecnologias da informação e da comunicação buscam-se conquistar também outros mercados, ampliando oportunidades para os envolvidos.

Com a adesão dos produtores e com o apoio das instituições, outras iniciativas estão sendo testadas, como a produção de cerveja artesanal e o fermento de mel de cipó uva, sempre valorizando matérias primas produzidas regionalmente. Em fase bem adiantada de estruturação encontra-se um e.commerce, do tipo marketplace, criado para promoção dos produtos regionais.

Fique atento. Mais novidades estão sendo elaboradas por muitas mãos, mentes e corações envolvidos com a geração de trabalho e renda inspiradas na economia criativa e na economia solidária.

Prof.ª dr.ª Izabel Castanha Gil
Agência Inova Paula Souza
Agente de Inovação - Regional Presidente Prudente
Docente da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente e da UniFAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário