quarta-feira, 11 de julho de 2018

Igreja Presbiteriana de Adamantina 63 anos “Servindo por Amor”

1955-2018

A Igreja Presbiteriana de Adamantina completa este ano 63 anos. Não foi fácil chegar até aqui, passamos por várias lutas, mas tivemos muitas vitórias.
Nossa história teve início em 1940, quando várias famílias evangélicas de outras denominações fixaram residência na cidade de Lucélia – SP. Ali encontraram uma família presbiteriana de Caxambú, o Sr. Zacarias Alonso Aguiar, Georgina Aguiar e filhos, que trabalhavam já há muito tempo em uma fazenda próxima a cidade.
Com o traçado desta nova cidade e a construção das primeiras casas, outros crentes, de diferentes denominações foram surgindo. Destaca-se o Sr. Rubens de Almeida Pupo, um dos pioneiros, e com ele deu-se inicio dos trabalhos presbiterianos na cidade em sua própria residência.
O reverendo Coriolano de Assunção juntamente com seu filho, Celso, também reverendo, se interessaram grandemente pelo trabalho e vislumbrando o sucesso do mesmo, solicitaram a Junta Mista de Missões Nacionais da IPB, hoje Junta de Missões Nacionais, para que assumissem o trabalho enviando um missionário de tempo integral.
Desta forma, no final do ano de 1941, a Igreja que se reunia nas casas, recebeu a visita do Rev. Willian Kerr, então Secretário Executivo da referida Junta que prontamente firmou o compromisso de enviar um obreiro para assumir o pastoreio da Igreja. Promessa que foi cumprida no início do ano de 1943, com a chegada do primeiro casal de Missionários para levar adiante a obra do Senhor.
Com a chegada do casal missionário os irmãos alugaram uma casa para servir de moradia pastoral bem como para a realização dos Cultos.
O trabalho foi crescendo e com isso a necessidade de um lugar maior para a acomodação da Igreja, sendo assim, alugaram uma casa maior e com alguns ajustes a sala principal já acomodava mais ou menos cem pessoas.
Assim se estabeleceu o trabalho presbiteriano dirigido pela Junta Mista de Missões Nacionais, conhecido como Campo de Lucélia. Diante da possibilidade de plantação de Novas Igrejas pela região pertencente ao Campo de Lucélia, os Líderes da IPB de Lucélia, juntamente com membros da Junta, visitaram várias cidades da região encontrando e apoiando crentes presbiterianos no trabalho do Senhor. Em uma dessas visitas, em 1946, o Reverendo Josafá Siqueira, então pastor da Congregação IPB de Lucélia, encontrou em Adamantina-SP, um grupo de presbiterianos que se reuniam na residência do Sr. Sebastião Vieira.
Logo em seguida, a IPB de Lucélia dirigida pelo Rev. Josafá assumiu a direção dos trabalhos em Adamantina.
No ano de 1947 as reuniões eram feitas em um salão de madeira pequeno de 4×6 metros, situado na Alameda dos Expedicionários ainda sobre a orientação do Pastor Josafá Siqueira.
Neste mesmo ano destaca-se o batismo e a profissão de fé do saudoso Sr. Pedro Peres Marins e de sua esposa Adélia Batista Estevão.
Sr. Pedro Peres foi um homem de grande importância para o estabelecimento e crescimento da Igreja Presbiteriana em Adamantina.
Ele dedicou praticamente sua vida inteira em prol do Reino de Deus servindo esta amada Igreja.
Foi Diácono, Presbítero, sendo o representante da mesma no Presbitério por 28 anos seguidos, dirigindo também os trabalhos da Igreja na Escola Bíblica Dominical, nos cultos às quintas-feiras e aos domingos à noite.
No Mês de agosto de 1951, foi comprado um terreno no centro, na Alameda Santa Cruz, 465, mediante uma parceria de um empréstimo em nome do Sr. Sebastião Vieira e a Junta Mista de Missões Nacionais.
Em fevereiro de 1952, os trabalhos da Igreja em Adamantina eram orientados pelo evangelista Jofre Botão, ainda no pequeno salão e em 1954, no dia 7 de março, a Igreja se reuniu em um culto solene para o lançamento da Pedra Fundamental para a construção do novo templo, com a presença de umas cem pessoas.
No dia 20 de julho de 1954 às 19he30min houve a inauguração do Templo com a presença de vários pastores presbiterianos, bem como o evangelista Jofre Botão, do deputado Estadual Dr. Osny Silveira, do Rev. José Carlos Nogueira, registra-se nesta cerimônia a presença de mais ou menos quinhentas pessoas. E em 9 de julho de 1955 deu-se a organização da Igreja Presbiteriana do Brasil em Adamantina sobre a Presidência do Rev. Amim Aidar Filho.
Destaca-se os primeiros pastores da Igreja: Ludgero Morais e Valter de Castro.
Vários anos se passaram e com algumas reformas o templo continua servindo a Comunidade de Adamantina nos serviços litúrgicos ao Único e Soberano Deus. Em toda a sua história, vários pastores efetivos colaboraram para que esta Igreja continuasse com suas portas abertas proclamando o Evangelho de Jesus Cristo, contribuindo assim para a educação cristã da cidade de Adamantina.
Hoje, o cajado se encontra na liderança do Pastor Claudemir Luquiari.
A Igreja sente-se feliz em servir ao Grande Rei, e poder cantar em alta voz: “Não é dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor, mas dos fieis e sinceros, como nos diz o Senhor!”
(cópia na integra do folheto da Igreja)
Erivaldo Lopes
Jornalista

clikar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário