Na manhã de hoje (12), foi realizada na Câmara
Municipal de Osvaldo Cruz audiência pública para tratar da Duplicação da
SP-294.
O prefeito Márcio Cardim (DEM), os secretários Emerson Baptiston, João
Vitor Marega e Luciana Pereira e o diretor de engenharia e projetos
arquitetônicos da prefeitura, Rodrigo Martins Gumiero e vereadores participaram
do encontro.
Na
oportunidade, considerando a execução de projeto de duplicação do trecho entre
Parapuã e Panorama da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros SP -294, o
prefeito protocolou 09 pedidos que objetivam trazer melhorias para diferentes
pontos do município.
O prefeito
pediu a estadualização e melhorias na Rodovia Dr. Plácido Rocha, motivado pelo
crescimento econômico natural da região, criação de universidades,
implementação do comércio e implantação de indústrias de importância com
consequente aumento populacional, a estrada passou a ser útil como ligação de
dois pólos econômicos de importância, resultando significativo volume de
tráfego, agravando as condições do pavimento e a demanda por gastos com
conservação.
A implantação
de anel viário ligando a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e a
vicinal Moyses Justino da Silva, entre os municípios de Adamantina e Lucélia
(km 590) proporcionará considerável redução no trajeto entre a SP-294 e as
Estradas Vicinais “José Maria da Silva”, principal acesso ao Município de
Mariápolis e “Moyses Justino da Silva”, entre Adamantina e Lucélia.
O pedido para
construção de passarela de pedestres ou viaduto ligando o Bairro Parque do Sol
ao Bairro Vila Jamil de Lima (Km 592 + 907m – anexo III) foi realizado devido
ao tráfego intenso de veículos e caminhões que usam a rodovia e os pedestres atravessam
a rodovia e colocam suas vidas em risco.
Foi solicitado ainda melhorias no trevo
principal com a duplicação da SP 294 motivado pelo grande fluxo de
veículos.
A implantação de trevo de acesso ao Bairro
Lagoa Seca (Km 592 + 752m), também foi incluído no pedido, pois esse é o acesso
à Rodovia Plácido Rocha, que liga Adamantina a região da Alta Noroeste,
conectando duas importantes rodovias tronco do Estado de São Paulo que são as
rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP 294) na região com a rodovia
Marechal Rondon (SP 300) na região vizinha, e, indiretamente, com Sorocaba, São
Paulo, Mato Grosso do Sul e o Paraná.
O prefeito ainda pediu a construção de trevo
nas proximidades do Clube do AABB (Km 591 + 467m – Anexo III), pois esse trevo
será o principal acesso ao Distrito Industrial Valentim Gatti, local onde estão
as principais indústrias do município e a construção de trevo de acesso ou
retorno ao Bairro Tucuruvi, pois este é um dos principais bairros rurais de
Adamantina.
Além disso, foi protocolado ainda pedido para
construção de marginal entre os trevos da UniFAI e Bairro Tucuruvi.
O pedido da
marginal paralela à Rodovia SP-294, do lado direito (sentido Parapuã -
Panorama) entre os trevos do Centro Universitário de Adamantina – UNIFAI e o
Bairro Tucuruvi justifica-se, pois ele facilitará o tráfego devido ao grande
fluxo existente no local em razão principalmente do Centro Universitário e, ainda,
o ofício solicita melhorias na Vicinal Moyses Justino da Silva e implantação de
ciclovia.
“Gostaria de
agradecer o empenho do deputado estadual Mauro Bragato por apoiar a nossa
região. A duplicação trará desenvolvimento, fomento, geração de emprego e renda
para a população da Nova Alta Paulista. Este é um momento crucial para nossa
região, que de forma alguma pode deixar de apoiar este programa, mesmo com a
previsão de instalação de praças de pedágio. Todos gostaríamos que as melhorias
acontecessem sem cobrança para os usuários, porém sem a instalação das praças nossa região
ficará de fora dessa duplicação, pois o programa de concessão prevê
investimentos somente mediante a instalação das praças de pedágio. Sendo assim,
a não participação do programa poderia resultar em mais 20 anos de luta por
melhorias, continuando nossa região vulnerável aos acidentes tão frequentes e
desenvolvimento precário e temos a certeza de que ninguém quer que a Rodovia
Comandante João Ribeiro de Barros deixe de receber os investimentos na
duplicação”, afirma o prefeito Márcio Cardim.
Sobre – A 4ª Etapa do Programa de Concessões
Paulista conta com 20 anos de experiência na estruturação deste tipo de
projetos. Mais de 8 mil quilômetros de rodovias em áreas estratégias do Estado
de São Paulo já foram concessionadas, garantindo as melhores estradas do país.
O cálculo das tarifas de pedágio é feito
utilizando-se o conceito de tarifa quilométrica, que corresponde a um valor
fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça, e que varia
em função da categoria das rodovias e dos tipos de veículos.
O cálculo divide as rodovias em três
categorias: sistema rodoviário (rodovias paralelas, ambas com pista dupla,
canteiro ou barreira central), estradas de pista dupla (com canteiro central,
barreira física ou visual) e estradas de pista simples (uma faixa por sentido).
A presença de
vários pedágios em uma mesma rodovia não implica aumento do valor a ser pago,
mas sim no fracionamento do valor total. A quantidade de pedágios implantados
nas rodovias garante ao usuário um pagamento mais justo e proporcional ao
trecho percorrido.
O Programa de
Concessões Paulista também traz que a concessionária vencedora deverá equipar
as rodovias com wi-fi em toda a malha. Essa ação tem como objetivo manter o
usuário sempre atualizado. Serão instaladas ainda câmeras inteligentes.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato
Nenhum comentário:
Postar um comentário