terça-feira, 17 de abril de 2018

(Flórida Paulista) Pedreiro sofre graves ferimentos na mão provocados por máquina de corte


Um pedreiro de 51 anos de idade sofreu graves ferimentos na mão provocados por um acidente de trabalho com uma máquina de corte tipo “Makita”.
Segundo informações dos familiares, ele trabalhava na construção de uma área em uma residência localizada na Rua Carlos Burjato em Flórida Paulista e ao tentar cortar um pedaço de madeira, perdeu o controle do equipamento que acabou atingindo a mão esquerda provocando ferimentos graves.  
O homem foi socorrido pelos familiares e levado para a Santa Casa de Misericórdia onde deu entrada com sangramento intenso devido uma artéria que foi atingida pelo corte.
O médico plantonista Dr. Josias e equipe de enfermagem realizaram a estabilização, sutura e demais procedimentos deixando o paciente fora de riscos. Após os trabalhos médicos foram realizados exames de raio-x permanecendo o paciente internado na unidade de saúde.
Em conversa com a nossa reportagem, o pedreiro disse que ao perceber que seria atingido na barriga pelo disco de corte acabou colocando a mão para amenizar ou evitar que o ferimento fosse mais grave.
CUIDADOS COM ESTE TIPO DE FERRAMENTA
Nossa reportagem entrou em contato com o Tenente Evandro Nakazima Baldo (Corpo de Bombeiros) que possui vasta experiência em primeiros socorros a vítimas de acidentes desta natureza visando colher informações sobre os cuidados necessários ao manusear este tipo de ferramentas.
Ele informou que um disco deste porte gira em torno de 8.500 rpm o que equivaleria à 288 km/h sendo necessário a inspeção de coifas, uso de aventais, protetores auriculares, máscara, óculos de segurança ou viseira, luvas e demais equipamentos de segurança.
“Outro fator muito importante é checar se a ferramenta possui condições de uso adequadas, fixação correta e firme do disco de corte além de outros cuidados que podem evitar acidentes e até mesmo a amputação de membros nos casos de maior gravidade”, orienta o tenente.

FOTO: Diego Fernandes Silva / Folha Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário