segunda-feira, 16 de abril de 2018

DESCARTE DE GALHOS DE ARVORES CONTINUA GERANDO MUITAS POLÊMICAS EM LUCÉLIA

Foto Júlio Bonfochi
Depósito clandestino ao longo da estrada.

Após a proibição de se depositar galhos de arvores por saturação do local antes autorizado pela Prefeitura Municipal de Lucélia, próximo ao Canil Municipal, que gerava muita polêmica devido às queimadas que provocavam muita fumaça, atingindo residências ao envolto, a Prefeitura Municipal de Lucélia também proibiu novas podas, exceto em caso em que os podadores arrumassem um local com autorização dos órgãos competentes, como CETESB, ou até mesmo levasse às cidades vizinhas que se dispusessem a receber.
Porem tudo isso geram custos, que os proprietários ou mesmos os podadores não estão dispostos a arcar. Como as arvores crescem e necessitam de podas, mesmo proibidas, essas continuam a acontecer. Os galhos estão sendo despejados ao longo de estradas, como relatou o cidadão Júlio Bonfochi Costa, em Rede Social. 
Uma dessas estradas é o prolongamento da Rua Dorival Rodrigues de Barros, próximo ao Loteamento Baraldi e, mais próximo ainda, do Lar São Vicente de Paulo, ou Lar dos Idosos. No ultima final de semana desconhecidos atearam fogo nesse deposito clandestino, o que pode ter ocasionado que a fumaça se não alcançou, poderia ter alcançado o Lar, prejudicando os idosos daquele local.
Júlio relatou que nesta terça-feira, 17, deverá procurar contatar a Polícia Ambiental na cidade de Dracena, Responsável por esta região e denunciar a existência desse local onde os galhos estão sendo depositados, para que uma providência seja tomada, antes que o depósito cresça em extensão se tornando bem maior do que hoje está, ou mesmo apareçam outros pontos de descartes clandestinos dentro do município de Lucélia.
A responsabilidade também é do proprietário, mesmo que não sejam coniventes, mas não exigem dos podadores que os galhos retirados de suas residências sejam levados para local próprio e, em caso de flagrantes, haverá autuação por crime ambiental. 
Vale relembrar que a Diretoria do Meio Ambiente de Lucélia  foi extinta por Ordem Judicial.

José Luiz Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário