sábado, 29 de abril de 2017

Serviço de água e esgoto terá reajuste de 8,07% em Birigui

http://www.folhadaregiao.com.br/regi%C3%A3o/servi%C3%A7o-de-%C3%A1gua-e-esgoto-ter%C3%A1-reajusto-de-8-07-1.334760

Aumento será para cobrir inflação do período
Por Márcio Bracioli

Abastecimento de água e esgoto de Birigui ficará 8,07%
mais caro nesta segunda-feira, dia 1º
A partir de segunda-feira (1º), os biriguienses pagarão mais para ter água em suas torneiras e utilizar a rede de esgoto. Decreto autorizando o reajuste foi publicado ontem pela Prefeitura local. As tarifas do serviço de abastecimento serão reajustadas em 8,07%. O valor é maior do que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e considerado o principal índice de inflação do País.
De acordo com o secretário adjunto de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Marcos Antônio Albano, o aumento ocorreu justamente para atualizar os custos de captação da água e esgoto. "O último reajuste ocorreu em dezembro de 2015. E agora, foi preciso reajustar para acompanhar a alta de preços e a inflação de todo esse período", argumentou.
No entanto, o IPCA medido de 1º de janeiro de 2016 a 31 de março deste ano é de 7,31%. Ainda segundo Albano, com o reajuste a pasta poderá acompanhar a alta de preços de produção, sem perder a qualidade do que é oferecido. “É preciso essa alta para acompanhar a inflação da energia elétrica, insumos e equipamentos que são necessários para a realização do serviço”, salientou.
O decreto, assinado pelo prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), ainda informa que a manutenção de bombas, um problema recorrente na cidade, explica o reajuste.
“Considerando a evolução do custo operacional dos produtos químicos (...) material de consumo, manutenção de bombas e motores, manutenção de veículos e outros”, justifica o documento.
AUMENTOS
No ano passado, a gestão Pedro Bernabé chocou a população ao decretar aumento de 27% no dia 1º de janeiro, sendo o segundo reajuste seguido, acumulando 42,7% de alta na tarifa do serviço público. Ainda em 2016, Bernabé (PSDB) enviou projeto à Câmara transformando a taxa de água em tarifa.
A proposta foi aprovada e transformada na lei municipal 6.122, de 4 de dezembro, determinando que os valores serão estabelecidos por meio de decreto do Poder Executivo, sem discussão no Legislativo, como ocorreu neste ano.
EXPLICAÇÃO
A Prefeitura de Birigui explicou, por meio de nota enviada para a redação, nesta sexta-feira (28), que a conta feita para o rejuste inclui o mês de dezembro de 2015, por isso o calculo seria outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário