terça-feira, 25 de setembro de 2018

Penitenciária de Pracinha realizará SIPAT e Jornada da Cidadania e Empregabilidade


Eventos ocorrerão amanhã, dia 25, e serão voltados a funcionários e sentenciados, respectivamente

Neste terça-feira, 25, a partir das 9h, a Penitenciária de Pracinha realizará a abertura da 11ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), voltada a servidores da unidade prisional, e da 3ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, para atender aos sentenciados. O primeiro evento, que tem como tema “Insista, Persista e Nunca Desista” seguirá até a próxima quinta-feira e a jornada até a sexta. Neste último, os privados de liberdade receberão diversos serviços com vistas à reinserção social, bem como, promoverão mostra de trabalhos artesanais e de produtos fabricados para empresas contratantes.

Por conta da jornada, a unidade receberá autoridades e convidados da sociedade civil para visitação. A ação vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade.

Os sentenciados receberão atendimentos jurídicos e exames de saúde como testes rápidos de Sífilis, Hepatites B e C e HIV, além de teste de glicemia e aferição de pressão arterial. Também haverá emissão de documentos (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/Casamento) e palestras sobre diversos assuntos: Resiliência, com o ASP Júnior César Santiago; Tráfico privilegiado, com o ASP Sérgio Ribeiro; Combatendo a dependência e abraçando o dependente, com o ASP Nivaldo dos Santos; Finanças pessoais, com o professor Luiz Carlos Galvani e Psicologia positiva, com a psicopedagoga Adriana Moreira da Cunha.

Os privados de liberdade também assistirão a uma explanação para incentivá-los e sensibilizá-los a participar do 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), com o tema: Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do acesso à Justiça. Na ocasião, os funcionários também serão capacitados pelo Grupo de Apoio Cruz Azul, na pessoa do ASP Nivaldo dos Santos, para trabalhar no combate à dependência química.

Dados
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Até o final de 2018, a previsão é que sejam realizadas 40 jornadas nos presídios subordinados à Croeste.

Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).


Eliane de Oliveira Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário