sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

(Cantinho Jurídico) POR QUAL RAZÃO PAGAMOS IMPOSTOS ?


Olá amigos, depois de algum tempo, voltei a escrever para esclarecer, de um ponto de vista unicamente jurídico, a  seguinte questão; por que razão pagamos impostos? Bom! A primeira consideração que temos que fazer é a seguinte: embora ouçamos falar que o Brasil é um país onde se paga muito imposto, vale lembrar que ele é uma espécie do gênero tributo, ou seja, o Brasil tem cinco espécies de tributo e o imposto está entre elas.
Para confirmar o que foi escrito anteriormente vejamos o que diz o artigo 145 da Constituição Federal de 1988,  a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
        I -  impostos    II -  taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;       III -  contribuição de melhoria, decorrente de obras pública além , do empréstimo compulsório e das   Contribuições Parafiscais . Porém hoje  nosso artigo ficará restrito à análise dos impostos.
A primeira ideia que eu quero que você leitor entenda é a de que o imposto é uma espécie de tributo e para entender  para que e por que razão ,pagamos impostos , precisamos entender o porquê pagamos tributos . A resposta está no artigo 3°do código tributário nacional que assim diz :   Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
A chave está na palavra compulsória que significa obrigatória, ou seja, nós não escolhemos se queremos pagar nós pagamos todos os tributos, inclusive o imposto, porque somos obrigados , afinal se não fosse assim dificilmente alguém pagaria. E para que pagamos imposto? A  resposta  está no artigo 16 do Código Tributário Nacional que diz :
Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.  O imposto é um tributo que pagamos , sem esperar nada em troca do ente que cobra , muita gente acha que pagamos IPVA , para que as estradas sejam melhoradas , e o raciocínio não deve ser este .
Isto porque todo imposto tem um fato que gera seu pagamento , então pagamos o IPVA simplesmente por ter a propriedade de um veiculo automotor , o IPTU é pago em razão de se ter a propriedade , posse ou domínio útil de um imóvel em território urbano.
Muitas pessoas achas que pagam IPVA ou IPTU, em troca de algum serviço  certo e determinado do estado, união , município ou distrito federal , porém o imposto não tem um destino certo , isto é o IPVA não serve para conservar estradas , ele vai para o bolo de receita e cabe à administração pública utilizar da forma que melhor convier .
GUILHERME DIAS PITTARELLO
BACHAREL EM DIREITO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ADAMANTINA UNIFAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário