As notícias do Mundo, do Brasil, do Estado,da Região e da Cidade! Contato : paiva.jornalismo@bol.com.br Whatsapp 18 998010968 - As opiniões e comentários não identificados, não serão publicados.
A Prefeitura do Município de Mariápolis por meio da Secretaria de Saúde registrou na última terça-feira (19) Boletim de Ocorrência na Polícia em razão de suposto desligamento proposital da geladeira responsável por armazenar e manter refrigeradas as vacinas disponíveis no município para imunização da população.
O fato foi percebido pelos funcionários da Sala de Vacinas do Centro de Saúde ‘Ary Toledo e Silva’ na manhã de segunda-feira (18). Segundo levantamento feito pela Saúde Municipal, nada menos que 1.072 doses sofreram alteração na temperatura devido à falta de refrigeração adequada, o que durou provavelmente durante todo o final de semana e pode provocar a perca de vacinas para diversas doenças: Poliomielite, Gripe, Sarampo, Caxumba e Rubéola, Hepatite A, Hepatite B, Tuberculose, Tétano, Coqueluche, Rotavírus, Haemophilus Influenzae B, Pneumonia, Meningite C, Meningite ACWY, Febre Amarela, HPV, Difteria, Varicela e Raiva Humana. Uma notificação sobre as doses foi encaminhada à Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde Estado de São Paulo para que analise e oriente o Município como proceder.
Devido ao ocorrido, a Sala de Vacinas do Centro de Saúde ficou fechada por dois dias (segunda e terça-feira). O prejuízo contabilizado caso as doses sejam perdidas será de R$ 12.269,70. O prefeito Ricardo Mitsuro Watanabe considerou o fato lamentável.
“Vamos averiguar minuciosamente se essa situação foi causada por alguém que teve acesso à Sala de Vacinas, e, se confirmarmos que sim, o (a) responsável terá que arcar com as consequências desse ato. Agora se a pessoa que fez isso achar que ia prejudicar a mim (prefeito), está enganada, porque ela colocou em risco a população que venha necessitar ser imunizada contra essas doenças nos próximos dias”, declarou o prefeito
Fonte:https://ifolharegional.com.br/2021/01/25/mariapolis-saude-investiga-deslig
Nenhum comentário:
Postar um comentário