sexta-feira, 19 de julho de 2019

Rotary promoverá campanha de testagem para Hepatite C durante a próxima semana

 estes serão feitos gratuitamente na Unidade Básica de Saúde de 22 a 26 de julho



Na próxima semana, uma campanha que integra uma mobilização em nível internacional será realizada em Pacaembu, por iniciativa do Rotary Clube e que pretende intensificar as ações que buscam a prevenção e o diagnóstico da Hepatite C.
O ‘Hepatite Zero – Programa de Erradicação’ terá início na próxima segunda-feira (22) e se estende ao longo de toda a semana, encerrando-se na sexta-feira (26) no posto de saúde municipal.
Durante este período, o público alvo da campanha - que abrange pessoas com idade acima dos 40 anos ou que tenham tatuagem - poderão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para fazer gratuitamente a testagem sorológica para hepatite, denominado de exame anti-HCV.
O procedimento consiste em fazer um simples furinho em um dos dedos das mãos, para retirar uma pequena amostra de sangue para detecção de anticorpos contra o vírus da Hepatite C. O exame é realizado em poucos minutos e pode salvar vidas.
Conforme o Rotary de Pacaembu, a campanha tem tido um grande sucesso e neste ano será realizada em aproximadamente 100 países, incluindo o Brasil.
Para a campanha mundial, pelo menos mil clubes rotarianos estarão mobilizados.
Na ‘Cidade Paraíso’, o Rotary conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde.
“Contribua para acabar com as 4 mil mortes por dia que acontecem por causa da falta de diagnóstico na Hepatite. É simples, rápido e a sua comunidade vai agradecer muito”, informou o Rotary.
Conforme o clube de serviços pacaembuense, a Hepatite é atualmente uma das doenças com mais incidência do mundo e mata duas vezes mais que a Aids.
“Só no Brasil cerca de 3 milhões de pessoas carregam o vírus, mas não sabem. Assim, apesar de haver remédio eficaz e tratamento, muitas pessoas não terão a chance de cura e passarão por Cirrose Hepática, Ascite e mesmo câncer de fígado, com muitos e muitos casos de óbito”, informou.


Fonte: http://www.opacaembuense.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário