quinta-feira, 18 de julho de 2019

LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é mais um ponto de inclusão.


Tenho visto brasileiros procurando aprender LIBRAS e isso é ótimo. Os primeiros a serem incluídas sãos pessoas das famílias dos surdos, que não querem ficar “de fora’ do mundo deles. Pais, irmãos e outros parentes, além de amigos que procuram com isso lhes dar melhor qualidade de vida . A própria Tv trás intérpretes nas suas programações, dando oportunidade a que esses surdos possam entender o que é falado do outro lado da telinha.
Não sou evangélico, sou católico, mas tive oportunidade de aprender um pouquinho do que é LIBRAS, através dos abnegados e competentes professores da 1ª Igreja Batista de Lucélia, com isso, sentir a felicidade dos alunos aprendendo. Não eram apenas surdos, como já mencionei acima, mas pessoas que ouvem normalmente, mas quer de alguma forma interagir.
Há projetos a que alunos, desde os primeiros anos escolares, aprendam LIBRAS. Num teste feito por uma Rede de Tv, colocaram uma família (todos surdos) passeando numa movimentada, de uma determinada cidade, fazendo perguntas e querendo comprar algo. Apenas duas pessoas, um vendedor de sorvete e uma menininha de 9 anos conseguiram atender bem a família, pois entendiam de LBRAS.
Quem puder, procure uma Escola ou mesmo Curso de Libras, o retorno será ótimo, tanto para o interprete, quanto para os Surdos. Todos irmanados e interagindo, teremos mais amigos. No começo podemos até encontrar alguma dificuldade, mas vale a pena insistir.

Jose Luiz Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário