terça-feira, 28 de abril de 2020

(Araçatuba) Quatro carros da Prefeitura são danificados em caso de sabotagem


A Prefeitura de Araçatuba fez um boletim de ocorrência para denunciar que quatro veículos pertencentes ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foram severamente danificados em um caso que pode ser caracterizado como sabotagem. O documento, registrado pela Polícia Civil na última sexta-feira (24), pede apuração dos casos. A reportagem da Folha da Região obteve a informação, ainda, que a administração também vai abrir uma sindicância para apurar os fatos.
Segundo o relato da administração por meio do Boletim de Ocorrência, um Fiat Uno ano 2010 teve cortados os canos de óleo de freio da roda esquerda; um Gol ano 2002 teve cortado o cano de óleo de freio da roda dianteira direita; uma Kombi ano 2001 teve danos no engate de mangueira do combustível e um Gol anos 2002 sofreu danos no cano de óleo de freio da roda dianteira esquerda.
No Boletim de Ocorrência, a Prefeitura relata que na sexta-feira (24), por volta das 7h, quando os servidores do CCZ chegaram para trabalhar, eles perceberam que os quatro veículos, que estavam dentro do pátio, foram danificados. Disseram ainda, que não havia danos no portão de entrada e que, por este motivo, acreditam que a pessoa que teria provocado os danos teve acesso ao local pulando o muro da repartição, que fica no bairro Santana.
Ainda de acordo com o documento, o pátio onde os veículos estavam possui câmeras, mas segundo os responsáveis pelo monitoramento, não foi registrada nenhuma ação diferente.
Por fim, ainda registra o BO, “a partir das 18h fica um Guarda Municipal na portaria e a última equipe a ir embora da repartição sai por volta das 19h”. A Polícia Civil expediu requisição para que o IC (Instituto de Criminalística) para que os veículos passem por perícia.
INVESTIGAÇÃO
A Folha da Região enviou e-mail para a Prefeitura pedindo imagens dos veículos e detalhes sobre as providências a serem tomadas. A administração respondeu, por meio da Assessoria de Comunicação, que um relatório já foi enviado pela Secretaria de Saúde, que responde pelo CCZ, para a corregedoria municipal. A Prefeitura informou, aunda, que será aberta uma sindicância para apurar as responsabilidades.
Foram enviadas fotos, para o jornal, de detalhes de dois dos veículos danificados, que mostram a situação em que foram encontrados. As imagens de vídeo não foram liberadas até o fechamento desta edição. Não há prazo para que a sindicância a sindicância seja terminada. A Polícia Civil também não divulgou uma data para o fim das investigações, que dependem de laudos e depoimentos.
EXONERAÇÃO
Não é a primeira vez que a Prefeitura de Araçatuba lida com situação semelhante. Em 2017, assim que a atual administração assumiu, ela foi obrigada a abrir sindicância interna e também registrar Boletim de Ocorrência porque fora verificado, na época, que houve sabotagem em veículos de transporte de doentes.
Na ocasião, a administração relatou que foi jogado açúcar no motor de uma ambulância. Uma van ainda teve o motor trocado por um de outra marca e mais antigo.
FANTASMAS
Na época, a corregedoria ainda teve que instaurar investigações sobre as viagens fantasmas na Secretara de Saúde, que culminou na exoneração e pedidos de demissão de servidores públicos de Araçatuba.
Segundo a Prefeitura de Araçatuba, a investigação da corregedoria apontou que um servidor administrativo e outros três motoristas cobravam diárias de viagens que na verdade nunca foram feitas. A apuração também apontou um prejuízo de R$ 35,9 mil aos cofres públicos.
Fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2020/04/28/quatro-carros-da-prefeitura-sao-danificados-em-caso-de-sabotagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário