Tenho a certeza que muitos não saibam quem foram as pessoas
homenageadas com nomes de ruas em Lucélia, até devido a terem nascidos bem
depois, mas também dos homenageados recentemente. A partir de hoje tentarei
mostrar quem foi cada um, cada família, embora tendo a certeza que não
conseguirei dados de todos, pois em alguns casos não se encontrará nenhum
membro da família que me possa transmitir dados. Se você, amigo leitor, saiba
onde eu possa encontrar parentes de pessoas que constem como nomes de ruas, de
nossa cidade, me mande a informação pelo E-mail Paiva.jornalismo@bol.com.br,
apenas pelo E-mail.
Amadeu Demiscki
![]() |
| Amadeu Demiscki ao centro (De óculos) Foto - Reprodução de Internete |
Amadeu Demiscki veio do Líbano com 17 anos e começou a vida em
Torrinha-SP.
Começou naquela cidade a revenda Texaco e na década de 1940 foi
convidado pela mesma a se mudar, pois era um empreendedor e lhe ofereceram uma revenda
numa cidade promissora: Lucélia ou outro município em Goiás. Ele escolheu
Lucélia; veio como representante da Texaco e montou uma loja de turco, onde
vendia quase tudo; logo adquiriu revenda Massey Ferguson, Playmout, mudou para
Volkswagen e chegou a ter uma filial em Adamantina.
Teve que mudar para a Mercedes Benz, pois na década de 70, a Volkswagen
exigia uma concessionária em uma cidade melhor, e Lucélia já não oferecia mais
requisitos. Conseguiu
junto à Mercedes convencê-los de que construiria a
Empresa perto da Rodovia. Comprou uma chácara próxima ao trevo, onde é hoje o Auto
Posto HD e a Concessionária Mercedes Benz, e lutou por muitos anos até que conseguiu
regularizar aquela área junto ao D.E.R (Departamento de Estradas de Rodagem –
Órgão do Governo do Estado) e também fez daquele local o trevo principal,
conquistado junto ao Governador do Estado, na época, Dr Paulo Salim Maluf;
![]() |
| Praça Amadeu Demiscki Junto ao Terminal Rodoviário |
![]() |
| Av. Amadeu Demiscki Em frente ao terminal Rodoviário |
Amadeu conseguiu também as Marginais, e uma delas leva o nome dele. Convenceu
amigos empresários na época como Keiko Yamashiro a construir a fábrica de
produtos plásticos, e junto ao Prefeito, a construção da Rodoviária Estefan
Paley, a Usina Central de Álcool e o Clube Afucal.
Era um visionário! Foi o 1º Provedor da Irmandade da Santa Casa e
construiu o primeiro pavilhão ainda em sua gestão, sempre contando com a união e
ajuda dos amigos administradores. Foi também o maior acionista da Central de
Álcool acreditando na época e apostando todas as fichas no Etanol! Lutou com todas as forças, como maior
acionista, para que essa Empresa não fosse para Adamantina.
Era simplesmente um Apaixonado
por Lucélia!
Pesquisa (José Luiz Paiva)
Revisão de Texto (Gabrieli Lilian Martins)
Informações (Cheila Helena Demiscki)



Nenhum comentário:
Postar um comentário