sábado, 29 de julho de 2017

(Pacaembu) Secretaria reativa Posto de Coleta de Leite Materno no Centro de Saúde

  Leite coletado no Posto ‘Gotas de Amor’ alimentará bebês do município e de outras cidades da região  

Fonte: http://opacaembuense.com.br/

“Trabalhar juntos para o bem comum”. Este será o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2017, prevista para acontecer nos primeiros dias de agosto e que, há 10 anos, tem contado com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Com isso, a entidade tem colaborado com o Ministério da Saúde na promoção de atividades que marquem a data em nível nacional.
Em Pacaembu, não por acaso, a próxima semana será oportuna para que se promova a doação de leite, aproveitando a ‘vitrine’ da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
O incentivo a doação é ainda mais importante em razão da reativação do Posto de Coleta de Leite Materno ‘Gotas de Amor’, localizado no Centro de Saúde.
Segundo a responsável pelo posto, a enfermeira Maira Rodrigues Berlanga Lázaro, a unidade voltou a funcionar recentemente e tem focado na sensibilização de mães de recém-nascidos que apresentam condições de saúde e de abundãncia de leite para a doação.
“Todas as mães, que estão amamentando, podem me procurar na unidade para se informar, inclusive esclarecendo duvidas e até receios sobre a doação”, explica.
A enfermeira ressalta ainda que, apesar da reativação do posto, o estoque de leite ainda é baixo em virtude do desconhecimento das lactantes sobre a sua existência. Mas a profissional acredita que com maior divulgação e ampliação da abordagem de potenciais doadoras esta realidade poderá mudar.
Segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde, todo leite coletado no Posto de Coleta, é armazenado de forma adequada em recipiente esterilizado e, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais ou que perteçam a genitoras que não disponham de condições de amamentar.
Ressalta ainda que após a coleta todo o leite é levado para o Banco de Leite Humano de Marilia, onde todo o processo de conservação e proteção aos nutrientes é realizado.
A Secretaria destaca que o leite coletado em Pacaembu, além de poder ser utilizado para alimentar crianças recém-nascidas no município, poderá ainda beneficiar bebês que residem outras cidades da região.
As lactantes interessadas em se informar e/ou doar poderão procurar o Centro de Saúde, nos dias e horários normais de atendimento ao público. A unidade está localizada na Avenida Stélio Machado Loureiro, 864. Para mais informações, basta ligar para 3862-1911 ou 3862-3200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário