sábado, 15 de julho de 2017

Governo qualifica reeducandos na região de Araçatuba, Rio Preto e Presidente Prudente


Projeto Via Rápida Expresso oferece curso de pintura a reeducandos do regime semiaberto, que realizam as aulas práticas em escolas públicas

Por Eliane Borges (Croeste)
Em julho, 67 escolas da rede pública ganham um novo visual em todo o Estado.  A tarefa é realizada por 1720 reeducandos do regime semiaberto que foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápida Expresso, que oferece aulas práticas de pintura em prédios públicos. No oeste do Estado, escolas serão revitalizadas nos municípios de Araçatuba, Mirandópolis, Valparaíso, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Lucélia e Pacaembu. Essa ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria de Estado da Educação (SEE). Nesta etapa serão contemplados 40 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado.

Divididos em turmas de 25 alunos cada, 275 reeducandos atuam na pintura de nove escolas da região oeste com mão de obra cedida por nove unidades prisionais. Na Penitenciária “Nestor Canoa” I de Mirandópolis e no Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu foi possível formar duas turmas. Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. As cidades foram escolhidas de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza atividades práticas de manutenção e limpeza nos prédios.

Projeto - Iniciado no ano passado, profissionalizou 1.550 presos e contemplou 48 escolas em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a sua ampliação. Em 2017, serão qualificados até o final do mês de julho 2.720 reeducandos e beneficiadas 115 escolas. De acordo o vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, a ação é fundamental para reinserção do reeducando na sociedade. “A reintegração de apenados nem sempre é uma tarefa fácil. Por um lado há o pré-conceito das pessoas e por outro, a preocupação de como fazer o restabelecimento com dignidade e de forma eficaz. O Governo encontrou a fórmula de sucesso, trabalho e educação, que é o primeiro passo para o processo de recuperação e inclusão social”, acrescentou.

 Para o secretário de Estado da Educação José Renato Nalini, a ideia é oferecer à comunidade um equipamento recuperado. “Os executores dessa ação recuperam igualmente o valor conferido ao trabalho honesto e evidenciam o propósito de se dedicar inteiramente a ele, em lugar de perseverarem na senda do crime”, salienta.

Segundo o secretário da SAP, Lourival Gomes, a interação entre as secretarias é a matéria-prima para o sucesso do programa Via Rápida Expresso. "Na ação todos ganham, os usuários dos equipamentos públicos, o Estado porque proporciona mão de obra qualificada e os reeducandos que, além de aprenderem um ofício, ainda reduzem a pena", explica.

Sobre o Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade, internos em regime semiaberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil  para o Via Rápida Econômico. A Pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado, por meio das 28 unidades móveis e classes descentralizadas.



PARCERIAS








Região de Araçatuba
Centro de Ressocialização de Araçatuba
Escola Estadual Profª. "Altina Moraes Sampaio"
RUA BAURU, 50 -ARAÇATUBA


Penitenciária "Nestor Canoa" I de Mirandópolis
Escola Estadual "Dr. Edgar Raimundo da Costa"
TRAVESSA ORLANDO J. DE AQUINO, 1372



Escola Estadual "Profª Marilena Santana Correa Fernandes"

AVENIDA LUSSANVIRA, S/N








Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso
Escola Estadual "David Golias"
RUA GASPAR VAZ, 700



Presidente Prudente
Penitenciária de Lucélia + Ala de Progressão
Escola Estadual Prof. "Carlos Umberto Carrara"
AVENIDA ANTÔNIO CHAVARELI, S/N


Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu
Centro de Educação Infantil Municipal "Francisco Bacelar Neto"
RUA MASSANORI KAWANO, nº 60 - JARDIM MARAJÁ


Centro de Ressocialização "ASP. Gláucio Reinaldo Mendes Pereira" de Presidente Prudente
Escola Estadual "Dr. Marrey Júnior"
RUA CORONEL ALBINO, 1637 - PRESIDENTE PRUDENTE/SP


Penitenciária "Wellington Rodrigo Segura" de Presidente Prudente
Escola Estadual "Prof. Hugo Miele"
RUA FAGUNDES VARELLA, 1.149


Penitenciária "Zwinglio Ferreira" de Presidente Venceslau
Escola Estadual "Alfredo Marcondes Cabral"
RUA ANITA GARIBALDI, 572


São José do Rio Preto
Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Javert de Andrade" de São José do Rio Preto
Escola Estadual "Prof. Oscar Salgado Bueno"
RUA OROZIMBO MOGUEL DE PACE, S/N - VILA DINIZ






Nenhum comentário:

Postar um comentário