domingo, 31 de julho de 2016

Funerária Flor de Lótus informa o falecimento de Mercedes Nascimento Sigolo

A Funeraria Flor de Lotus comunica, com grande pesar, o falecimento da Sra. MERCEDES NASCIMENTO SIGOLO, aos 62 anos de idade, ocorrido hoje na cidade de Florida Paulista/SP.
O funeral será no Velório Municipal de Florida Paulista e o sepultamento será amanhã, 01/08/2016, às 08:30h no Cemitério Municipal de Florida paulista-SP.
Aos familiares e amigos, as nossas sinceras condolências.

PAT Posto de Atendimento ao Trabalhador de Marília - VAGAS DE EMPREGO PARA SEGUNDA-FEIRA DIA 01/08/2016


ATENÇÃO
A divulgação das vagas de trabalho deverá obedecer a padronização de informações para atender as normas da Organização Internacional do Trabalho – OIT (Artigo 1º da Convenção 111) e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Artigo 373-A).
Portanto para evitar qualquer tipo de discriminação, restrição ou violação da liberdade de trabalho, as vagas NÃO trarão qualquer menção com a referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar.
As informações complementares deverão ser obtidas pessoalmente pelo candidato em visita ao Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT – situado na Av. Carlos Gomes Nº 137, munidos de CPF, RG, Carteira de Trabalho e PIS. Horário de funcionamento: das 08:00 ás 16:00 (não fechamos para o almoço).
 
OCUPAÇÃO
PERFIL DA VAGA
(O QUE A EMPRESA EXIGE)
Estágio em arquitetura
TRATA-SE DE ESTÁGIO EM ARQUITETURA EM UMA EMPRESA DE MÁRMORES E GRANITOS (VALOR DO ESTÁGIO R$ 400,00). O CANDIDATO DEVERÁ ESTAR ENTRE O 1º AO 4º ANO DO CURSO SUPERIOR DE ARQUITETURA
ATENDENTE DE LANCHONETE
PESSOA COMUNICATIVA. DEVERÁ TER NOÇÕES DE INFORMÁTICA. PARA TRABALHAR EM RESTAURANTE DELIVERY. DAS 10H30 ÀS 14H E DAS 17H30 ATÉ AS 23:00HS(VAI TRABALHAR NOS DOIS HORÁRIOS). NECESSÁRIO TER DISPONIBILIDADE DESTES HORÁRIOS. 2 FOLGAS NA SEMANA. PREFERENCIALMENTE PARA QUE RESIDA PRÓXIMO AO CENTRO DA CIDADE OU ENTÃO QUE POSSUA MOTOCICLETA. IRÁ
AUXILIAR DE COZINHA
COM ALGUMA EXPERIÊNCIA OU NOÇÕES DE COZINHA. ENSINO MÉDIO. PARA TRABALHAR EM RESTAURANTE DELIVERY. DAS 10H30 ÀS 14H E DAS 17H30 ATÉ AS 23:00HS (VAI TRABALHAR NO DOIS HORÁRIO). NECESSÁRIO TER DISPONIBILIDADE DESTES HORÁRIOS. 2 FOLGAS NA SEMANA. PREFERENCIALMENTE QUE MORE PRÓXIMO AO CENTRO DA CIDADE OU ENTÃO QUE POSSUA UMA MOTOCICLETA..
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
VAGA TEMPORÁRIA – 4 MESES (LICENÇA GESTANTE). COM EXPERIÊNCIA COMPROVADA. PESSOA PROATIVA. FARÁ ATENDIMENTO AO PUBLICO TAMBÉM. CONHECIMENTO EM EXCEL. SALÁRIO DE R$ 1.300,00 + CB.
ESTÁGIO
CBO 214905
SUPERIOR CURSANDO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS / ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / ENGENHARIA QUÍMICA / QUÍMICA; • CONHECIMENTOS BÁSICOS EM INGLÊS E PACOTE OFFICE; • DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA EM INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA; • ATRIBUIÇÕES: • AUXILIAR EQUIPE DE QUALIDADE NO PROGRAMA DE BPF E HACCP DA FÁBRICA.
TÉCNICO 
MANUTENÇÃO 
MECÂNICA
CBO: 911305
ENSINO MÉDIO COMPLETO; TÉCNICO EM MECÂNICA. EXPERIÊNCIA COMPROVADA.  
supervisor de vendas
EXPERIÊNCIA COMPROVADA. POSSUIR VEíCULO PROPRIO E DISPONIBILIDADE PARA VIAGENS.

(Competência do STF) STJ proíbe cobrança de taxa administrativa pela emissão de diploma universitário

Reprodução
A universidade recorreu do acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que proibiu a cobrança da taxa, seja para a emissão de diploma de alunos formados na UFC, seja em qualquer outra instituição de ensino superior vinculada.
A UFC argumentou que não cobrava de seus próprios alunos, apenas nas situações em que emitia o registro para outras instituições. Também questionou a legitimidade do Ministério Público Federal para ajuizar ação civil pública no caso. O entendimento da instituição de ensino é que a ação do MPF privilegia um grupo de alunos.
Para o ministro relator do recurso, Herman Benjamin, os argumentos da UFC não procedem. Ele destacou que o MPF tem legitimidade do caso, pois buscou proteger um direito de todos os estudantes, e não apenas de um grupo.
Constituição Federal
O ministro disse também que parte do recurso foi fundamentado em matéria constitucional, o que impede a apreciação do pedido pelo STJ, já que tal questionamento teria de ser feito no Supremo Tribunal Federal.
Benjamin lembrou que o tribunal de origem fundamentou a decisão com base no artigo 211 da Constituição Federal, obrigando a União a arcar com as despesas pela emissão dos diplomas. Além disso, o magistrado explicou que, caso fosse possível analisar o mérito, a conclusão seria a mesma, já que há precedentes no STJ pela impossibilidade da cobrança da taxa.
O ministro destacou que parte do acórdão do TRF-5 cita a cobrança como violação ao Código de Defesa do Consumidor, mas que tais pontos não foram abordados no recurso da universidade.
No voto, que foi acompanhado pelos demais ministros da 2ª Turma, Benjamin afirmou que não há nenhuma ilegalidade no acórdão impugnado.
“Verifica-se que o acórdão impugnado está bem fundamentado, inexistindo omissão ou contradição. Cabe destacar que o simples descontentamento da parte com o julgado não tem o condão de tornar cabíveis os embargos de declaração, que servem ao aprimoramento da decisão, mas não à sua modificação, que só muito excepcionalmente é admitida.” Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.
REsp 1.442.182

Revista Consultor Jurídico, 29 de julho de 2016

(Proteção da família) Militar pode escolher onde atuar se disso depende saúde da esposa, decide TRF-3

O acórdão ratificou o entendimento do juiz da 2ª Vara Federal de Campo Grande que havia julgado procedente o pedido inicial. A sentença havia considerado que o interesse da administração pública militar não deveria prevalecer no caso concreto, tendo em vista o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana e a proteção estatal à família.
“Embora a apelante (União) tenha razão ao afirmar que a carreira militar exige de seus integrantes um inegável senso de dever e que a legislação estabelece que a movimentação do militar, mesmo quando justificada por problemas de saúde de seus dependentes, se subordina à conveniência e oportunidade da Administração Pública, as particularidades do caso concreto, quando interpretadas à luz da CF/88, impõem solução diversa daquela pretendida pela legislação castrense a que se fez referência”, afirmou o relator do processo, o desembargador federal Cotrim Guimarães.
Abalo nas relações
A esposa do militar sofre, desde 2006, de episódio depressivo moderado, precisando de movimentação para a cidade de Teresina por motivo de saúde. O relatório médico havia apontado consideráveis melhoras no estado psíquico da esposa quando ficou na capital do Piauí junto de sua família. Isso, porém, foi revertido quando teve de retornar a Campo Grande para ficar ao lado do marido. Para agravar a situação, o filho do apelado também passou a depender de tratamento psicológico.
O desembargador federal relator ressaltou que as sucessivas recusas do Exército Brasileiro de movimentá-lo para uma organização militar de Teresina - onde se situa a família de sua esposa e indispensável para a recuperação psíquica dela - significariam uma perpetuação indefinida da enfermidade da mesma. Isso violaria o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
Além disso, o consequente abalo nas relações familiares do apelado, agravado pela necessidade de apoio psicológico do filho em decorrência da doença da mãe, atenta contra o artigo 226, caput, da Constituição Federal de 1988, segundo o qual, a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
“No conflito entre os interesses da Administração Pública militar e a qualidade do relacionamento conjugal e familiar do apelado, deve prevalecer este em detrimento daquele”, justificou o magistrado.
Por fim, a Segunda Turma do TRF-3, ao negar provimento à apelação da União, ressaltou que insistir numa situação que, comprovadamente, afeta a sanidade mental de um indivíduo e, por conseguinte, abala a estabilidade do convívio familiar significa ir contra toda a sistemática do ordenamento jurídico pátrio - e até internacional - de proteção da pessoa humana. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3. 
Apelação Cível 0006325-33.2008.4.03.6000/MS.

Revista Consultor Jurídico, 30 de julho de 2016

(Problema na origem) Jornal não deve indenizar por erro se fonte de informação errada é a polícia

O jornal não pode ser responsabilizado civilmente por erro em notícia sobre um crime se a informação equivocada veio da própria polícia. Por isso, a 1ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Rio Grande do Sul decidiu que a Folha de São Paulo não deve indenizar por dano moral a um homem dado como morto numa matéria publicada na edição de 25 de fevereiro de 2013.
Na matéria, o jornal informou que o autor da ação indenizatória foi identificado como o morador de rua assassinado perto do Mercado Público, Centro de Porto Alegre, conforme atestavam os documentos encontrados na sua mochila. Na inicial, o autor alegou que, em razão da notícia de seu falecimento, entrou em pânico. Disse que teve de ir ao encontro dos parentes para acalmá-los, situação que lhe causou abalo emocional e muitos transtornos.
No Juizado Especial de Guaíba, o juiz Alexandre Nunes Machado indeferiu o pedido, por não vislumbrar culpa na conduta do jornal, já que a própria autoridade policial foi induzida em erro na identificação. A seu ver, creditar a um cadáver a identidade dos documentos  que a própria pessoa portava,  naquele momento, era a decisão mais lógica a se tomar.
‘‘Por mais que se deva proceder em posterior verificação, fato é que nas primeiras horas após a constatação do inusitado fato a autoridade policial por certo estava cercada de prepostos dos noticiosos,  querendo ‘dar’ a matéria. E, neste caso, noticiar o evento, penso, se encontra dentro do limite do dever de divulgação, inerente à própria imprensa’’, opinou na decisão.
O juiz chegou a admitir que o equívoco, por certo, trouxe desconforto ao autor, seus familiares, amigos e colegas de trabalho, já que foi dado como morto. ‘‘Mas, como visto, o equívoco foi logo desfeito. Nesta linha,  não vejo conduta da ré capaz de atrair o dever de indenizar pelo dano imaterial ou pelo uso inadequado de sua imagem’’, arrematou.
Leia a notícia da Folha:
“Câmera flagra morador de rua espancado até a morte em Porto Alegre.
“A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga a morte por espancamento de um homem no centro de Porto Alegre durante a madrugada desta segunda-feira (25).
A vítima morreu após ser agredida por cinco pessoas e receber pedradas em uma rua ao lado do Mercado Público, um dos locais mais tradicionais da capital gaúcha.
Câmeras de segurança da prefeitura gravaram o homicídio. Segundo o delegado Filipe Bringhenti, o morto era morador de rua do centro da cidade. As imagens foram divulgadas hoje no ‘Jornal do Almoço’, da RBS TV, afiliada da Rede Globo.
A polícia inicialmente identificou o morto como W. C. S. S, 47, mas depois informou que iria aguardar o reconhecimento do corpo por um familiar para confirmar a identidade.
Ainda de acordo com o policial, o crime foi informado à Brigada Militar (a PM do Rio Grande do Sul) por um dos agressores, que disse ter sido assaltado pelo morador de rua.
A. C. M., 50, foi preso em flagrante sob suspeita de homicídio. Ele disse à polícia que não foi o autor das lesões que provocaram a morte.
M. afirmou que havia levado uma paulada e que gritou por ajuda. Segundo essa versão, outras pessoas que ele não conhece correram atrás do morador de rua e começaram a espancá-lo com socos e pontapés.
O suspeito preso tinha um corte na cabeça e chegou a ser atendido em um hospital. A reportagem não conseguiu identificar se ele tem advogado.
A polícia ainda tenta identificar outros agressores que aparecem nas imagens, entre eles uma mulher.’’
Clique aqui para ler a sentença.
Clique aqui para ler o acórdão.

 é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio Grande do Sul.

Revista Consultor Jurídico, 31 de julho de 2016

Filme que referencia o judô de Bastos, A Grande Vitória será exibido na TV Globo no domingo




Bastos Já – com informações do sites Inter Filmes, discovernikkei.org (Por Masayuki Fukasawa e traduzido por Laura Hasegawa) e redeglobo.globo.com


A grade de programação da TV Globo no domingo (31) tem como destaque a exibição do filme A Grande Vitória, que conta a história do judoca Max Trombini, inclusive no período em que treinou em Bastos com o sensei Uichiro Umakakeba e referência o judô ministrado na cidade. O filme tem participação de 20 judocas da Associação de Judô de Bastos que atuaram como atores coadjuvantes. O filme, protagonizado por Sabrina Sato e Caio Castro, será exibido a partir das 14h00 na Temperatura Máxima.

O filme

Max Trombini (interpretado por Caio Castro) teve uma infância humilde e conturbada. Abandonado pelo pai ainda criança,ele foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando tinha 11 anos. Revoltado, passou a se envolver em diversas confusões em sua cidade natal, Ubatuba, e depois em Bastos, onde passou a morar e foi treinado pelo sensei Uichiro Umakakeba. Foi através do aprendizado das artes marciais, em especial o judô, que Max Trombini conseguiu se estabelecer emocionalmente e construir uma carreira que fez com que se tornasse um dos principais técnicos do esporte no Brasil.

Grande mestre

O mestre de Max Trombini, Uichiro Umakakeba imigrou para o Brasil aos 10 anos, em 1956, acompanhando sua família. Pessoas como Umakakeba, que nasceram no Japão, mas desenvolveram sua personalidade no Brasil são consideradas “jun-nissei”. Quer dizer, dominam a língua portuguesa e compreendem o modo brasileiro de pensar. O judô que Max Trombini aprendeu em Bastos com Uichiro Umakakeba foi o judô que vinha sendo praticado no Brasil desde antes da guerra.


Reconhecimento

Ao ser perguntado: “Para você, o que é o judô?”, Max responde: “É uma norma de vida”. E prossegue falando sobre a diferença desse esporte com os demais: “O futebol, por exemplo, é um modo de ganhar dinheiro; pode-se dizer que é um dos poucos meios que o garoto de família pobre dispõe para subir na vida. Mas o judô não é apenas ganhar a partida. Existe por trás a filosofia baseada no espírito dos samurais e, de modo geral, fortalece as atitudes em relação à vida e a maneira de pensar. Existe no judô algo que falta na sociedade brasileira e através da divulgação desse esporte, espero corresponder aos ensinamentos do professor Umakakeba”.

A vida de Max Trombini já foi contada na autobiografia “Aprendiz de samurai – Uma história real” (Editora Evora), lançada em 2010. Nascido em maio de 1968 no litoral norte de São Paulo, ele pratica artes marciais há 30 anos.

De acordo com a editora do livro, ele “é reconhecido como um dos maiores especialistas e estrategistas em luta de solo” do Brasil e atua na equipe técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).



Filme

Título Original: A Grande Vitória

Elenco: Caio Castro, Felipe Folgosi, Ênio Gonçalves, Domingos Montagner, Suzana Pires, Sabrina Sato

Direção: Stefano Capuzzi Lapietra

Nacionalidade: Brasileira

Gênero: Drama




Fonte: http://www.bastosja.com.br

Santo do Dia

Santo Inácio de Loyola
(31 de Julho)

Fundador da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas)
Foto de Santo do Dia. Inácio, filho de nobre família da província de Guipuzcoa, na Espanha, nasceu em 1491 (ou 1496) no vale do Orola, pouco distante de Azpeitia, no Castelo Loyola o qual, em sua forma característica e, em estado de completa conservação, constitui a parte interior do atual convento. De porte elegante, adestrado em todos os exercícios eqüestres, era Inácio em sua mocidade, o tipo acabado do cavaleiro fidalgo espanhol, valente, espirituoso, dado ao jogo, à poesia, às aventuras de armas e de amor.
Jovem militar, estava em serviço de Juan Velásquez, tesoureiro-mor da corte real da Espanha; tomou parte na campanha contra Francisco I, da França, o qual cuidando dos interesses dos herdeiros de João d’Albret de Navarra, de mão armada invadira território espanhol. No combate de defesa da cidade de Pamplona contra os franceses, em 20 de maio de1521, uma bala de canhão atingiu-lhe a tíbia da perna direita. No longo tratamento, a que teve de se sujeitar, levado pela leitura da Paixão de Cristo e da vida dos santos, começou a fazer sérias comparações entre a vida dedicada ao mundo e o serviço de Deus e movido pela graça, chegou a tomar a firme resolução de trocar a carreira militar por uma vida toda de Deus. No santuário de Nossa Senhora de Montserrat deu o passo decisivo, disse adeus ao mundo, pendurou sua espada no altar e desapareceu para a sociedade. Desde então, foi levar uma vida austera de eremita e mendigo, com todas as práticas da mais severa penitência, e isto não tanto na intenção de reparar as suas faltas, mas, e principalmente, no nobre intuito de a exemplo dos santos, para a Deus, seu supremo Senhor, dar prova da sua irrestrita vassalagem e dedicação e nela constantemente se exercitar. Na solidão de Manresa, em meio das privações, ânsias, angústias, consolações e arrebatamentos da vida eremita mostra que já era espiritual, em 1522 traçou as linhas gerais do seu célebre livro de exercícios, reflexo direto das suas experiências na vida interior, protótipo da sua fundação monástica, livro que em seguida se tornou verdadeiro código da ascese cristã em todo o mundo.
No ano de 1523 o amor ao divino Salvador, cujos mistérios principalmente o ocuparam em Manresa, bem como o desejo de sumir do mundo e se exercitar na confiança em Deus fê-lo resolver-se a uma peregrinação a Jerusalém . De volta para a Espanha, contando já trinta anos de idade, com admirável firmeza, imperturbável constância, sofrendo grandes privações e perseguições, entregou-se ao estudo das línguas clássicas, da filosofia e teologia em Saragoça, Alcalá, Salamanca e Paris. Foi em Paris, onde se lhe associaram os primeiros seis companheiros, que sob sua direção fizeram os exercícios espirituais, e com ele lançaram o fundamento da Companhia de Jesus, em 15 de agosto de 1534. Por um santo voto se obrigaram a uma peregrinação aos Santos Lugares da Palestina. Motivos imperiosos tornaram impraticável a romaria e assim, em 1538 todos se reuniram em Roma, onde foi elaborado o primeiro plano das Constituições. Em 1540, aos 27 de setembro, a Regra teve sua primeira aprovação pelo Papa Paulo II, e Inácio, foi eleito general da Companhia de Jesus (1541). Estabelecida que se achava a Ordem, a vida de Inácio entrou em uma nova fase. Superior geral de uma nova família de religiosos, sua tarefa era velar pela fiel observância da regra, e trabalhar pelo aperfeiçoamento das constituições. Enquanto seus religiosos, animados do seu espírito, trabalharam pela expansão do reino de Deus na Itália, na França, na Espanha, na Alemanha, na Polônia, na Índia e na África, ele deixou-se ficar em Roma, dando forma mais perfeita à regra, e dedicando-se à formação espiritual dos jovens candidatos e futuros superiores. Ao mesmo tempo se manteve sempre em contato com as fundações, dirigiu-se pela sua vigilância, pela correspondência e oração, conservando em tudo e sempre bem vivo o interesse pela prosperidade da Igreja Universal. Em Roma fundou estabelecimentos pela conversão dos judeus, orfanatos, casas de refúgio para donzelas desamparadas, e o Colégio germânico. Muito de perto acompanhou um empreendimento dos príncipes cristãos contra os turcos, e muito trabalhou pelo sucesso do Concílio de Trento.
Sua obra principal foi à fundação da Companhia de Jesus. Esta Ordem, no conceito de Inácio devia realizar a mais estreita união à pessoa de Cristo, à sua missão e ao seu modo de vida para assim reproduzir a imagem perfeita do Salvador e do seu espírito. O supremo ideal do Homem-Deus era sempre a glória de Deus na felicidade e na salvação da humanidade pela fundação de um grande reino de Deus, no qual todos os homens, a ele ligados, pudessem achar sua salvação. Este reino é a Igreja. Ela é a obra de Cristo, na sua Igreja ele depositou sua doutrina, os meios de salvação e seu poder administrativo. A Igreja foi fundada para os homens e sobre os homens. Implantar a doutrina de Cristo nos corações, estabelecer o seu reinado nas almas pela imitação perfeita do divino salvador, eis o ideal que Inácio se propôs: eis a finalidade e a missão que Inácio deu à sua Ordem. Os meios para obter tão elevado fim haviam de ser os mesmos que Cristo empregou quanto à sua própria pessoa, como sejam a pobreza, o desprendimento, trabalho e sofrimento e os outros, aplicáveis ao próximo: a pregação, a recepção dos sacramentos, o ensino; em uma palavra todos os recursos de que o sacerdócio católico dispõe para engrandecer o reino de Cristo nas almas dos fiéis. Como se vê, larguíssima é a base sobre a qual descansa a estrutura da Ordem de Inácio. É uma Ordem apostólica, que outra finalidade não conhece senão trabalhar pelo reino de Deus, sempre em íntima união ao Supremo Chefe da Igreja, a cujas ordens vota irrestrita obediência. É uma Ordem de Clérigos Regulares, cuja missão consiste principalmente no desempenho do ministério sacerdotal. As constituições concedem-lhes um raio mais amplo de atividade, mais desembaraço de ação. Nas constituições não figura a recitação em comum do ofício divino; os religiosos da Companhia não são presos a uma cura d’almas local ou a quaisquer ocupações secundárias cerceantes. À sua Ordem Sant’Inácio deu o nome venerabilíssimo de Jesus.
Entre os trabalhos silenciosos e múltiplos, na orientação da Companhia veio visitá-lo a morte. Informado do seu próximo passamento, nada disse. Só pediu a bênção apostólica e morreu quase sem testemunhas, tendo sobre os lábios o nome de Jesus. Sua morte ocorreu em 31 de julho de 1556. Canonizado foi pelo Papa Gregório XV aos 12 de março de 1622.
Porém, das virtudes que caracterizam a santidade de Inácio, se destacam estas três: a prudência, a humildade e a firmeza na execução dos planos uma vez concebidos.
De tudo que de Inácio se sabe, dos seus escritos, no seu modo de agir, ressalta em primeiro lugar seu tino prático no governo das coisas, seu talento extraordinário de organização, a superioridade de espírito e seu poder sugestivo. A primeira comunidade por ele formada compunha-se de talentos de escol e de caracteres firmes e decididos. Todos se sujeitavam, à soberania espiritual do seu mestre, não porque este fosse um fantasista de atração irresistível; - Inácio não era nada menos que um visionário fanático – mas por reconhecerem a sua superioridade intelectual, sua prudência e vasta experiência em cousas espirituais. Viam nele, e como tal o veneravam, o Santo, o homem de Deus favorecido por luzes sobrenaturais, o homem que se governava pelo princípio: não querer acomodar os homens e as cousas a si, mas se acomodar a eles.
As suas aspirações não se estendiam a coisas inacessíveis. Preferia sempre o seguro ao incerto, o interesse comum ao bem particular. O testemunho mais brilhante da sua prudência sobrenatural como da sua superioridade espiritual são as constituições da sua Ordem, obra sua exclusiva e autenticamente pessoal. Elas perfeitamente se adaptaram a todas necessidades da Igreja, do tempo e do mundo; dão largas à magnanimidade humana influenciada pela graça sem prejudicar o bem-estar individual; tomam em conta todas as dificuldades e perigos, e os meios do progresso espiritual acham-se admiravelmente organizados. São uma verdadeira obra prima de prudência legisladora e clarividência de espírito; a expressão de uma lógica natural e inflexível, em perfeita coordenação ao fim colimado. O Papa Paulo III, dando-lhe a primeira aprovação, chamou a regra inaciana obra do “dedo de Deus”, isto é, do Espírito Santo.
Sem humildade são quiméricas a verdadeira grandeza espiritual e santidade. A humildade, é, pois, outro traço característico no perfil de Santo Inácio. Que era obra de Deus a fundação da Companhia, de cuja organização ele servira de instrumento, era sua convicção íntima. Se é que isto enchia de alegria, se os progressos da sua Ordem lhe proporcionavam grande contentamento, nem por isso tolerava que deste se fizesse alarde, e não permitia que se fizesse comparações de outras Ordens com a Companhia, diminuindo o valor daquelas. Sua é a afirmação de que havia muitos anos não ter experimentado tentação contra a humildade. De favores extraordinários celestiais que teve, nenhum conhecimento deu aos seus Religiosos; todas as anotações relativas a essas graças, ele as fez desaparecer, fora alguns papéizinhos que lhe escaparam. Com relutância aceitou o cargo de Superior Geral, e por diversas vezes pediu, dele fosse desobrigado.
A terceira virtude que em Santo Inácio observamos e admiramos é a sua firmeza na execução dos planos uma vez concebidos e traçados. Como verdadeiro arauto da glória de Deus, não conhecia dificuldade e empecilhos; quando se tratava dos interesses do seu Supremo Senhor, da Igreja ou do bem das almas. Obstáculos, decepções, perigos e perseguições como era natural, que não lhe faltassem, eram por Inácio considerados meios para alcançar seus fins. Em causas de suma importância não se desdenhava de esperar quatorze horas na ante-sala de um Grande. Pouco antes da sua morte escapou-lhe a confissão de não poder se lembrar de nos últimos trinta anos ter perdido ocasião, de fazer alguma cousa no serviço de Deus. Inseparavelmente unida a esta sua firmeza e energia se achava uma confiança inabalável na Divina Providência.
Certamente a atividade e o modo de exercer o seu apostolado nada de agradável continha para os inimigos de Deus e de sua Igreja. É bem explicável, pois, a malquerença, a antipatia que em determinados círculos se formou contra Inácio e a Companhia por ele, fundada. Em o Santo fundador dos Jesuítas não há nada de fanático, de sorumbático; pelo contrário: Inácio era de uma amabilidade cativante e de uma serenidade encantadora. Era bondoso, atencioso, meigo e paternal no tratamento dos seus companheiros, carinhoso e compassivo para com os doentes e padecentes; de uma delicadeza extraordinária para os que se lhe abriam em suas tentações, lutas e dificuldades; de uma paciência e generosidade admiráveis para com os seus perseguidores, e de uma gratidão edificante e comovedora aos benfeitores.
Fonte e coroa destas virtudes foram seu imenso respeito e amor a Deus e à pessoa do divino Salvador. “Divina Majestade” é a intitulação predileta que dá a Deus. Inácio era conhecido como padre, que quando falava de Deus, sempre elevava o olhar ao céu. A audição de um canto, a invocação do nome de Jesus, o aspecto de uma flor, a contemplação do céu estrelado comoviam-no até às lágrimas e transportavam-no em êxtase. Tão freqüentes e tão abundantes lhe eram torrentes de lágrimas, que chegaram a comprometer a vista, circunstância que motivou a dispensa que obteve da recitação do breviário. Centenas de vezes se encontra nas suas prescrições de superior e jaculatória: “Tudo pela maior glória de Deus”.
Era esta a grande mas também a única idéia de Santo Inácio, que ele queria ver viva em todos os seus Religiosos. O que deles exige, não são orações em demasia, nem mortificações exteriores exageradas, mas tanto mais trabalho, trabalho onímodo, incessante, trabalho até o esgotamento, até à morte. Trabalhar em todas as zonas, em todos os setores da vida sacerdotal, pela maior honra de Deus e pela salvação das almas é o espírito distintivo e a força motriz da sua Ordem. A obediência é subordinada a este espírito, e como segura reguladora se efetua na vida ativa da Companhia.
“Ide, incendiai o mundo no amor de Deus e das almas”, era a palavra, que dirigia aos missionários na sua despedida.
Estes poucos traços da vida do fundador da Companhia de Jesus dão-nos uma idéia do seu caráter, da mentalidade e Santidade do grande homem o qual, dono de tão eminentes virtudes, se impõe à nossa admiração com o direito, que como Santo lhe assiste, a nossa irrestrita e sincera veneração.
Incalculáveis são os serviços que Santo Inácio e sua fundação à Igreja Católica tem prestado numa época, em que a sociedade do século 16, em detrimento da Religião, do Estado e da humanidade entendeu de romper com a ideologia católica e, deixando-se levar pelos ditames de irrefreado egoísmo e de um prurido incontido de liberdade em todos os ramos da vida humana, da religião, da política, da ciência, rumava para funestos fins. Penosamente, apoiada por poucos elementos dedicados e bons, a Igreja ressalvava os valores verdadeiros e intangíveis da humanidade. Um destes elementos era Santo Inácio. Ele e sua Ordem valiosamente concorreram pela salvação desses grandes valores da humanidade, da religião, da moralidade, das ciências e artes.
Santo Inácio honrou a nossa santa religião. Nesta religião se formou, se santificou. À Santa Igreja deu uma Ordem, verdadeira milícia de Cristo, exército de propaganda da santa fé. Com esta sua Ordem veio a ser para Cristo e sua Igreja o conquistador de vastos domínios em todos os continentes do orbe, ficando assim compensada de alguma triste apostasia dos países nórdicos europeus.
Santo Inácio tornou-se assim grande benfeitor da humanidade. Muitas nações devem a ele e aos religiosos da Companhia de Jesus sua integridade religiosa no meio dos estragos da revolução protestante, ou então, como o Brasil, a sua formação desde o princípio, genuinamente católica.
A Companhia de Jesus é uma das Ordens mais numerosas da Igreja Católica, com diversos de seus membros beatificados, outros tantos bem-aventurados e, entre estes e aqueles, 134 mártires.
Reflexões:
Na vida de Santo Inácio há muita coisa que nos pode servir de estímulo e de edificação. Vejamos alguns pontos apenas:
1. A conversão e santificação de Santo Inácio foi resultado da leitura de livros religiosos. Grande é o bem que um bom livro produz, como incalculáveis são as conseqüências da leitura de um livro mau. A perdição de muita gente teve início com a leitura de uma obra perversa. Muitos outros se conservaram bons ou voltaram ao bom caminho devido à influência benéfica da boa leitura que fizeram. Daí tira a conclusão e formula teus propósitos.
2. Só um interesse inspirou a vida de Santo Inácio: o da glória de Deus e da salvação das almas. A este interesse sacrificou e subordinou tudo. É próprio dos Santos fazer sempre e em tudo o que Deus quer, pospondo-lhe os interesses próprios. Fazer só o indispensavelmente necessário, com algum cuidado de evitar o pecado mortal, é característico dos tíbios. É mais perfeito procurar sempre o agrado de Deus e dirigir todos os atos à glória de Deus e à salvação da alma.
3. Santo Inácio era chamado o homem que está sempre em colóquio com Deus e vê o céu aberto. É claro: Do que o coração está cheio, a boca transborda. Os olhos procuram o que mais lhes agrada. De que natureza são tuas conversas ? Qual é o objeto de teu amor, de tuas aspirações ? Que é, a que mais se prendem teus pensamentos ?
4. A Santo Inácio eram muito correntes as palavras: “Vence-te a ti próprio !” A vida do Servo de Deus, desde o tempo da conversão, foi a fiel interpretação deste lema. Vencendo-se a si, tornou-se um grande Santo. O “vencer-se a si próprio” deve ser o programa de todos que pretendem chegar à perfeição. O mundo é um vale de lágrimas e misérias, porque o primeiro homem não se soube vencer. O inferno está cheio de homens que lá estão, porque não se souberam vencer. O céu regurgita de Santos, que devem a glória ao combate contínuo, que sustentaram contra a natureza. – “Vence-te a ti próprio” e terás garantida a tua salvação. “Não há outro caminho para a santidade senão o da abnegação e da mortificação. Anima-te, pois ! Começa resolutamente ! Uma única mortificação, feita com decisão, é mais agradável a Deus que praticar muitas boas obras”.
Fonte: Página Oriente

https://www.facebook.com/santododia/posts/1191944577536597:0

Liturgia Diária

18º Domingo Comum - 31/07/2016


Anúncio do Evangelho (Lc 12,13-21)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.
14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”
15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’.
18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e fazer maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’
21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Fonte: http://liturgia.cancaonova.com/

sábado, 30 de julho de 2016

(Coroados) PM descobre fabricação de moedas falsas em sítio

Por Lázaro Jr.

 Divulgação
Os acusados alegaram que haviam recebido o dinheiro
como pagamento pela venda de um celular
A Polícia Militar descobriu um sítio na zona rural de Coroados que era usado para a fabricação de moedas de R$ 0,50 que estariam sendo distribuídas no comércio da região. O flagrante aconteceu na tarde de sexta-feira (29), após a denúncia de que dois homens teriam passado moedas falsas no comércio de Braúna.

No local, os policiais foram informados que eles deixaram a cidade em uma moto
Divulgação
sentido a Coroados, pela estrada vicinal Nicola Barbieri, e saíram em patrulhamento. A dupla foi encontrada quando chegava ao acesso da rodovia Marechal Rondon (SP-300) e carregava uma mochila com três potes plásticos cheios de moedas de R$ 0,50, que estavam separadas em pacotes de dez unidades cada.

Os acusados alegaram que haviam recebido o dinheiro como pagamento pela venda de um celular iPhone Apple, modelo 6. Ao analisar as moedas, os policiais desconfiaram que elas poderiam ser falsificadas.
Eles solicitaram apoio de uma equipe de Coroados e foram com a dupla até a agência do Banco do Brasil da cidade, onde o gerente do estabelecimento confirmou o indício de falsificação.

Os policiais seguiram até a casa dos acusados e na residência de um deles havia mais moedas semelhantes às apreendidas anteriormente e a chave de acesso a um imóvel em um sítio onde o rapaz trabalha. O pai dele levou a equipe até o local, onde foram encontradas prensas, forjas e outros materiais para fabricação de moedas.

A dupla foi levada para a Delegacia da Polícia Federal de Araçatuba, presa em flagrante e encaminhada à cadeia de Penápolis, ficando à disposição da Justiça.

Participaram da ocorrência os policiais militares subtenente Toledo, o sargento Bordim, cabo Maturano e os soldados Jaqueline, Isaque, Maurício, Daniel e Gabriel.


Foto Divulgação




http://www.folhadaregiao.com.br/

(Santa Mercedes) Campanha de vacinação contra a raiva começa na próxima semana no município

Serão vacinados cães e gatos com idade acima de 3 meses

Última campanha de vacinação contra raiva que ocorreu no município foi em 2014 
 (Foto: Divulgação)
Última campanha de vacinação contra raiva que
 ocorreu no município foi em 2014 (Foto: Divulgação)
 


A Vigilância Epidemiológica de Santa Mercedes em parceria com a Secretaria de Saúde realizará na próxima semana, a Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos.
O médico veterinário Renan Regazzo informou a reportagem que serão vacinados cães e gatos com idade acima de 3 meses. Aqueles quem têm a carteirinha de vacinação é importante levá-la.
POSTOS DE VACINAÇÃO: Na próxima terça-feira, 2, a vacinação ocorrerá no recinto de rodeio. Na quarta-feira, 3, na praça da Igreja Matriz, e na quinta-feira, 4, na praça em frente a Prefeitura. Nesses dias, a vacina será aplicada das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h.
No dia 9 de agosto (terça-feira), a vacinação contra a raiva ocorrerá na praça da igreja Matriz no distrito de Terra Nova D’ Oeste, também no mesmo horário.
Já de 10 a 19 de agosto a campanha será realizada na zona rural com visita em todas as propriedades.
Renan orienta que todos os moradores levem seus animais de estimação, cães e gatos nesta campanha que é de suma importância.
Os funcionários que irão trabalhar na campanha contra raiva serão Patrícia Rocha Lima (Visitadora sanitário), Maurício Barbosa de Souza Filho (Serviços Gerais) e Renan Regazzo Gimenez (Médico Veterinário).
RAIVA - A raiva é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida dos animais aos seres humanos. A raiva é causada por um vírus do gênero Lyssavirus, que se multiplica pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central. A doença atinge vários mamíferos, inclusive o homem, mas os carnívoros são mais afetados (cães, gatos, raposas, chacais e lobos), podendo levar a graves distúrbios no sistema nervoso central, com 100% de letalidade.

Fonte: www.portalregional.net.br

Região recebe R$ 4,7 milhões em ISS de pedágios


Clique na imagem para conferir o valor recebido por cada município da região
Clique na imagem para conferir o valor recebido por cada município da região
(Foto: Divulgação)
No primeiro semestre deste ano, 15 municípios da região de Presidente Prudente interceptados pelas rodovias administradas pela Cart, entre elas a Raposo Tavares (SP-270), receberam mais de R$ 4,7 milhões referentes ao repasse do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Os recursos são direcionados ao caixa único das prefeituras para investimentos em educação, turismo, cultura, comércio, indústria, agronegócio, entre outros. O repasse de ISS é um retorno imposto pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo como forma de compensação.

Os valores repassados a cada prefeitura variam de acordo com extensão do trecho da rodovia na jurisdição de cada município. Além da arrecadação dos pedágios, o ISS repassado aos municípios inclui o imposto recolhido sobre as obras realizadas nas rodovias, como duplicação, implantação e melhoria de dispositivos, e sobre os serviços de manutenção.

Fonte: http://www.portalprudentino.com.br

(Ourinhos) Polícia Civil desmantela quadrilha especializada em falsificar rótulos de cervejas

Divulgação

A Polícia Civil de Chavantes e Ourinhos desmantelou na sexta-feira (29/7), uma quadrilha de Goiânia - GO, especializada em falsificar rótulos de grandes marcas de cervejas, eles atuavam na cidade de Chavantes. Sete pessoas foram detidas e seis autuadas em flagrante por: Formação de Quadrilha, Falsificação e Adulteração de Produtos e Corrupção de Menores.


Com exclusividade nossa reportagem acompanhou os trabalhos dos Civis e conversou com o delegado Dr. Fernando da Silva Freitas e o proprietário do barracão onde a falsificação acontecia, ele explicou que alugou o barracão por quatro meses.


Os policiais, sob o comando do delegado Seccional de Ourinhos, José Carlos Costa, cumpriram Mandado de Busca, expedido pela Juíza da Comarca, em um barracão onde os indiciados, Ricardo Batista Monteiro, 27 anos, Rafael Neves Santana, 24 anos, Guilherme Sales Bastos, 18 anos, Alisson Reuberti de Souza, 27 anos, Wilteneí Max Macedo, 23 anos, Paulo Vinícius Monteiro Ferreira, 25 anos e um menor de 17 anos, adulteravam o rótulo da cerveja Spoller para as grandes marcas, tais como: Skol, Antárctica e Brahma.


A polícia conseguiu chegar até os marginais, após uma ocorrência de desaparecimento de pessoa registrada em Santa Catarina- SC, ocasião que uma jovem se envolveu com o suposto "chefe" da quadrilha e embarcou com ele para Goiânia e depois Chavantes, e através das redes sociais o pai acionou a polícia e informou o caso, diante disto, iniciou-se as investigações.


No local os investigadores encontraram grande quantidade de tampinhas de garrafas de diversas marcas, rótulos, máquinas e apetrechos destinados a falsificação dos rótulos, engradados de cervejas já adulterados e sacos de polvilho usados para colar os rótulos.


O delegado Dr. Fernando, explicou que as investigações começaram com o delegado titular de Chavantes Dr Gabriel Ulisses Salomão há dez dias, após o intenso trabalho do Setor de Investigação que resultou na prisão em flagrante de seis pessoas.


"As investigações prosseguem agora no sentindo de descobrir para onde essas cervejas estavam sendo comercializada. Acreditamos que parte delas estavam sendo revendidas em Chavantes, Ourinhos e Ipaussu, uma vez que em depoimento os envolvidos disseram que dentro de 20 dias eles despacharam 250 caixas, considerada uma carga", explicou o delegado.


Os indiciados contaram a nossa reportagem que todos são residentes em Goiânia e que diante da situação financeira dos familiares, aceitaram vir trabalhar em Chavantes para ganhar dinheiro para ajudar suas famílias, alegando que lá trabalhavam em outro ramo, e que recebiam R$ 800,00 valor que não dá para sobreviver.


Questionados sobre a adulteração dos rótulos, eles rindo disseram que todas as cervejas são iguais, o que muda é só o rótulo, Que o povo bebe e nem percebe o gosto.


Os seis maiores foram autuados em flagrantes em seguida conduzidos a Cadeia Pública de São Pedro do Turvo. O menor foi liberado e entregue para o Conselho Tutelar. Todos os objetos encontrados no barracão foram apreendidos.

Fonte: www.ourinhosnoticias.com.br / Renata Tiburcio

(Tupã) Incubadora de Empresas oferece vagas para empreendedores da base tecnológica

IET dispõe ainda de quatro vagas 
A Incubadora de Empresas de Tupã (IET) está oferecendo quatro novas vagas para empreendedores que desejam abrir uma pequena ou micro indústria e receberem os vários incentivos oferecidos pelo programa

Criada pela Prefeitura de Tupã, com objetivo de fomentar a atividade empresarial no município, a IET além de ofertar as vagas para pequenas e micro indústria, começou também no inicio desse mês a ofertar vagas para empreendedores da base tecnológica de Tupã.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mesmo com as novas oportunidades oferecidas pelo programa, ainda são necessários que os interessados participem de um processo de seleção para definir os empreendimentos que serão assistidos.

Para realizar a inscrição e fazer parte do processo de seleção de empresas é necessário que o empresário procure a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na avenida Tapuias, 907 (ao lado escola estadual Helena Pavanelli) para preencher a ficha cadastral e receber orientação para elaborar o Plano de Negócios.

Os interessados devem ainda apresentar um plano de negócio, que serão analisados pelo Escritório Regional do SEBRAE em Marília, que poderá admitir empresas mesmo condicionadas ao cumprimento de alguma exigência posterior. Após análise e aprovação do Plano de Negócios, é assinado um Pacto de Apoio para o Desenvolvimento Empresarial, Assessoria e Comodato (PADE), onde consta o período de permanência da empresa na Incubadora, assim como seus direitos e obrigações enquanto permanecer vinculado à IET.

Assim que vinculado com a IET, o empresário passará a dispor de diversos benefícios como sala de reuniões e treinamentos, copa e cozinha, amplos banheiros, sala de recepção, biblioteca, hall de entrada, show room e estacionamento.

Outra vantagem é que as empresas atendidas pelo programa também têm acesso a consultorias, curso e treinamentos, que são ministrados pelo Sebrae e pela empresa Empreender Júnior, da Unesp de Tupã, de acordo com a necessidade de cada empreendimento.

Além disso, os empresários atendidos pelo programa contam com apoio para o processo de implantação, operacionalização e gerência técnica e administrativa além de mecanismos de intercâmbio, além de maior acesso às informações de oportunidades de negócios, crédito, mercado, legislação, pesquisas e publicações técnicas.

As empresas incubadas podem se instalar em um dos boxes da incubadora, com 120 metros quadrados de área (medindo 8 por 15 metros) pelo prazo de 2 anos, que em casos excepcionais pode ser prorrogado por mais 1 ano.

Outro beneficio é que as empresas incubadas contam com toda infraestrutura oferecida pela incubadora, incluindo acesso à internet disponibilizado pela Prefeitura, que também é responsável pelo equipamento de segurança, que conta com monitoramento do sistema de alarme e vigilância noturna.

Para ajudar o custeio da incubadora de empresas os empreendedores contribuem com uma taxa de administração mensal no valor de R$ 400. Além de ser um valor baixo, em comparação às ofertas de locação oferecidas pelo mercado imobiliário, à taxa de administração também é destinada à produção de material publicitário e de divulgação, incluindo cartão de visitas e folders, banners, entre outros.

Desde sua instalação, a IET já atendeu dezenas de empresas, gerando emprego e renda para o município. Tupã é uma das poucas cidades da região que oferecem este tipo de apoio às pequenas e microempresas e que acabam fazendo toda diferença para os empreendedores que estão começando e querem crescer.

Fonte: http://www.unisite.com.br

Adamantina promove vários Concursos Educativos.

Tiro de Guerra e Cultura promovem Semana da Pátria com concursos e prêmios

No dia 29 de julho, às 14h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Cônego João Baptista de Aquino, aconteceu o evento de lançamento da Semana da Pátria 2016, que acontecerá em setembro e será marcada por diversos concursos e ações voltadas ao patriotismo e à homenagem à bandeira nacional. As atividades envolverão as redes municipal, estadual e particular de ensino, as entidades, o comércio e a população em geral.

O objetivo é estimular a comunidade em geral a compreender a razão da comemoração da Semana da Pátria, refletindo sobre o que é ser patriota, comemorando as datas cívicas do nosso país como elemento cultural, o conhecimento de nossa história, a identificação e valorização dos símbolos nacionais, passando a conhecer e valorizar os direitos e deveres de um cidadão, contribuindo com o trabalho das escolas na formação cívica do cidadão.

Guarda a pira com fogo simbólico

No dia 1º de setembro, às 9h, na sede do Tiro de Guerra haverá o acendimento da chama o pelotão de militares e atletas, que percorrerá a extensão da Avenida Rio Branco até a Praça Élio Micheloni, onde a pira será acesa com o fogo simbólico. A partir da solenidade, cada entidade, grupo ou escola terá aproximadamente duas horas para a guarda a pira e ocupação do espaço com atividades culturais e recreativas e exposições de trabalhos. A guarda a pira seguirá até o dia 6 de setembro, às 18h,  quando haverá a solenidade de encerramento e entrega das premiações aos vencedores dos concursos de Redação, Texto, Desenho, Fotografia e Vitrines, também na Praça Élio Micheloni. A referida solenidade contará com apresentações culturais de dança e música.

Concursos de Redação, Textos, Desenhos e Painéis

Os concursos de Redação, Textos e Desenhos serão voltados para os alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. Haverá premiação para os dois melhores de cada categoria com kits escolares a serem entregues pela Polícia Civil, da Polícia Militar, do Posto de Bombeiros, da Polícia Rodoviária, da Delegacia de Serviço Militar e da Ordem dos Advogados do Brasil. Os vencedores do Concurso de Desenho receberão um banner cada com a ilustração vitoriosa. Os vencedores do Concurso de Redação também serão premiados com cursos do Centro Nacional Integrado de Cursos (CENAIC). Ainda, haverá concurso de Painéis alusivos à Semana da Pátria com duas premiações para as escolas vencedoras.

Concurso de Fotografia

A composição da fotografia deverá se enquadrar em uma das duas categorias: (a) Bandeira Nacional ou (b) Cores verde e amarelo. Haverá um prêmio para cada categoria. Cada inscrito poderá participar com no máximo 02 (duas) fotografias. A fotografia deverá ter coerência temática, ser inédita e nunca publicada em outro concurso. As fotos poderão apresentar alterações de contraste, brilho e saturação, contudo não poderão apresentar efeitos digitais, tais como borda, distorções, inserções de imagens alheias ao momento em que foi retirada a fotografia. Não há parâmetros de resolução ou Dpi para as fotos. As fotografias deverão ser enviadas via e-mail, em anexo, no momento da inscrição. O presente concurso é restrito a adamantinenses natos, residentes no município e alunos do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI).

Serão aceitas as inscrições via e-mail entre os dias 1º e 26 de agosto de 2016, no seguinte endereço semanadapatriaadamantina@gmail.com, com as seguintes informações, além da(s) fotografia(s) em anexo: (a) nome completo; (b) data de nascimento; (c) RG ou CPF; (d) endereço completo; (e) Curso, se aluno da UNIFAI; e (f) indicar a categoria Bandeira Nacional ou Cores verde e amarelo.

Concurso de Vitrines

Com a temática “Semana da Pátria 2016”, as empresas que aderirem ao concurso de vitrines deverão decorá-las dentro da ideia da Semana da Pátria, com elementos voltados às cores da bandeira nacional e aos símbolos nacionais, deste o dia 1º até o dia 10 de setembro. A partir de uma comissão de seleção, haverá a escolha de duas vitrines que serão premiadas com bônus para serem utilizados no Supermercado Sete. O interessado deverá enviar e-mail entre os dias para semanadapatriadamantina@gmail.com com as informações do (a) nome fantasia; (b) razão social; (c) CNPJ; (d) endereço completo; (e) nome do responsável e dos funcionários participantes.

Blitz do Verde e Amarelo

No dia 3 de setembro, das 9h às 12h, acontecerá a blitz do verde e amarelo na Avenida Rio Branco, com a entrega de bandeiras e adesivos alusivos à Semana da Pátria pelo Grupo de Escoteiros Caburé, com a presença dos atiradores do Tiro de Guerra 02-080 e da Polícia Militar.

Comissões de Seleção

Os Concursos de Redação, Texto, Desenho, Fotografia e Vitrines serão julgados por comissões de seleção compostas por professores e profissionais do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI).

Página no Facebook

No Facebook, a página “Semana da Pátria 2016 - Adamantina” será palco de postagens sobre a história do Brasil e também das fotos do concurso fotográfico e de vitrine, sendo as curtidas e compartilhamentos contabilizadas para compor um dos critérios de seleção dos premiados.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Prefeitura do Município de Adamantina

Santo do Dia

São Leopoldo Mandic
(30 de Julho)

Foto de Santo do Dia. Leopoldo Mandic nasceu na Dalmácia, atual Croácia, em 12 de maio de 1866. Os pais, católicos fervorosos, batizaram-no com o nome de Bogdan, que significa "dado por Deus". Desde pequeno apresentou como características a constituição física débil e o caráter forte e determinado. O mais novo de uma família numerosa, completou seus estudos primários na aldeia natal.
Nessa época, a região da Dalmácia vivia um ambiente social e religioso marcado por profundas divisões entre católicos e ortodoxos. Essa situação incomodava o espírito católico do pequeno Bogdan, que decidiu dedicar sua vida à reconciliação dos cristãos Orientais com Roma.
Aos dezesseis anos, ingressou na Ordem de São Francisco de Assis, em Udine, Itália, adotando o nome de Leopoldo. Foi ordenado sacerdote em Veneza, onde concluiu todos os estudos em 1890. Sua determinação era ser um missionário no Oriente e promover a unificação dos cristãos. Viajou duas vezes para lá, mas não em missão definitiva.
Leopoldo foi destinado aos serviços pastorais nos conventos capuchinhos por causa da saúde precária. Ele era franzino, tinha apenas um metro e quarenta de altura e uma doença nos ossos. Com grande espírito de fé, submeteu-se à obediência de seus superiores. Iniciou, assim, o ministério do confessionário, que exerceu até a sua morte. No início, em diversos conventos do norte da Itália e, depois, em Pádua, onde se tornou "o gigante do confessionário".
A cidade de Pádua é famosa por ser um centro de numerosas peregrinações. É em sua basílica que repousam os restos mortais de santo Antônio. Leopoldo dedicava quase doze horas por dia ao ministério da confissão. Para os penitentes, suas palavras eram uma fonte de perdão, luz e conforto, que os mantinham na fidelidade e amor a Cristo. Sua fama correu, e todos o solicitavam como confessor.
Foi quando ele percebeu que o seu Oriente era em Pádua. E fez todo o seu apostolado ali, fechado num cubículo de madeira, durante trinta e três anos seguidos, sem tirar um só dia de férias ou de descanso. Pequenino e frágil, com artrite nas mãos e joelhos, e com câncer no esôfago, ofereceu toda a sua agonia alegremente a Deus.
Frei Leopoldo Mandic morreu no dia 30 de julho de 1942, em Pádua. O seu funeral provocou um forte apelo popular e a fama de sua santidade espalhou-se, sendo beatificado em 1976. O papa João Paulo II incluiu-o no catálogo dos santos em 1983, declarando-o herói do confessionário e "apóstolo da união dos cristãos", um modelo para os que se dedicam ao ministério da reconciliação.
Fonte: Comece o dia feliz - Paulinas

Mais

Santa Maria de Jesus Sacramentado Venegas
(30 de Julho)

Natividade Venegas de La Torre nasceu em 8 de setembro de 1868, em Jalisco, no México. A última de doze filhos, desde a adolescência cultivou uma devoção especial à eucaristia, exercendo obras de caridade e sentindo o forte desejo de consagrar-se totalmente ao Senhor no serviço ao próximo.
... Ver mais

https://www.facebook.com/santododia

Liturgia Diária

17ª Semana Comum - Sábado 30/07/2016

Evangelho (Mt 14,1-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.
4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.
8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

http://liturgia.cancaonova.com/

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Polícia Militar faz trabalho de fiscalização e conscientização do uso de cerol



uso cerolTendo em vista o recesso escolar, período em que as crianças, adolescentes e até mesmo adultos costumam soltar pipas com maior intensidade a Polícia Militar de Pacaembu está desenvolvendo campanhas educativas além de patrulhamento ostensivo visando coibir acidentes.
Durante o patrulhamento ocorre a fiscalização intensificada checando linhas que possam estar com cerol, linha chilena e outros objetos ilícitos usados pelos adeptos a prática de soltar pipas.
De acordo a PM, o trabalho visa evitar a ocorrência de acidentes que muitas vezes dependendo da gravidade podem resultar até mesmo em óbito.
“A Polícia Militar vêm desenvolvendo um trabalho de orientação de crianças, adolescentes, jovens e até mesmo adultos visando a preservação da vida tanto de motociclistas, ciclistas quanto de pedestres que diariamente estão expostos aos riscos do cerol”, explicou o tenente PM Bressan.
O trabalho envolve ainda a orientação quanto a proibição do uso do material cortante, informado sobre as penas previstas pela Lei e até mesmo recolhendo linhas e outros objetos nos quais a substância (cerol) esteja presente.
Vale ressaltar que o uso, comércio ou fornecimento de cerol pode resultar em multa tanto para quem vende quanto para quem utiliza além de implicar em indiciamento do autor por lesão corporal e até mesmo por homicídio em casos de acidentes.
A denúncia do uso ou mesmo do comércio de cerol pode ser feita através do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) pelo telefone 190; a identidade do denunciante será mantida em absoluto sigilo.

Acusado de esfaquear homens em Panorama é identificado pela polícia

Jovem confessou o crime e alegou que agiu em legítima defesa.
Confusão ocorreu no último fim de semana, no Centro da cidade.

Do G1 Presidente Prudente 
Canivete usado no crime foi apreendido pela polícia (Foto: Polícia Civil/Cedida)
Canivete usado no crime foi apreendido pela polícia
(Foto: Polícia Civil/Cedida)
A Polícia Civil de Panorama identificou nesta quinta-feira (28) um rapaz, de 19 anos, que esfaqueou dois homens após um tumulto, no último fim de semana, no Centro da cidade. Conforme a polícia, as investigações apontaram que as vítimas iniciaram a briga, depois de o autor esbarrar acidentalmente em uma delas. O rapaz confessou o delito e afirmou que agiu em legítima defesa.
Segundo a polícia, o rapaz pegou um canivete que trazia no bolso e atingiu as vítimas, revidando a agressão. Após a ação, o autor fugiu do local. Um dos homens foi atingido por três golpes e o outro por um. Os dois foram socorridos e já receberam alta hospitalar.
Conforme o delegado da Polícia Civil, Eliandro Santos, em princípio, o autor responderá em liberdade por lesão corporal grave, porém, o caso pode ser alterado para legítima defesa.
O canivete usado no delito foi apreendido.

http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao