quarta-feira, 20 de julho de 2016

Santos do dia

Santo Elias
(20 de Julho)

Foto de Santo do Dia. Homem de fogo, pode chamar-se Santo Elias, o Profeta de Deus, cujo nascimento e linhagem a sagrada escritura oculta.
Seu nascimento na história, refere-o o Espírito Santo da forma mais insólita, com um laconismo sublime, pleno de alegria e majestade: “Levantou-se Elias Profeta do Fogo”; e na verdade a sua palavra era como um facho, que aquece e ilumina; seu coração, à semelhança do coração de Cristo, era uma fornalha ardente, e de fogo era a sua imaginação.
Alma caldeada pelos ardores do Espírito Divino, ele era puro, totalmente expurgado da escória terrena. Alma poderosa aos olhos de Deus, ele ordena ao céu que banhe a terra com a sua chuva, e esta cai em abundância; ele impera a morte e os mortos ressuscitam; ele pede justiça ao céu e do céu desce o fogo, e ao império de sua voz, da sua oração, termina o castigo de Deus, vindo chuva fertilizar os campos.
Pois foi este grande Profeta, arrebatado num carro de fogo e que reaparecerá nos últimos tempos para aplacar a ira de Deus, que se mostrou o sinal misterioso e glorioso da Virgem, o dogma que mais A enaltece, a coroa que mais A glorifica, a sua Imaculada Conceição. A devoção à Virgem do Carmo tem a sua origem nesta visão profética de Santo Elias.
Após o triunfo do verdadeiro Deus sobre os sacerdotes de Baal, no alto Monte Carmelo, Elias ordenou que esses falsos sacerdotes fossem conduzidos até à torrente de Cison, e aí degolou a todos.
Mas recordemos a cena bíblica do Carmelo: Elias mandou seu servo olhar para o firmamento do lado do mediterrâneo, uma. Duas, até sete vezes. Só na sétima vez é que o servo do profeta notou que uma pequena nuvem se elevava no céu. Então, Elias mandou dizer a Acob que partisse imediatamente, antes que a chuva o surpreendesse. E aquela nuvenzinha, tão pequena como a pegada de um homem, elevou-se em chuva copiosíssima.
Neste fato e nesta nuvem, viu Elias um anúncio profético e uma formosíssima semelhança de MARIA IMACULADA.
A minúscula nuvem ergue-se do mar, mas não é amarga como o oceano: a sua água é doce e fertilizará os campos. Ao ser concebida, Maria é logo cheia de graça, tal como a nuvem se enche de água; a nuvenzinha ergueu-se do mar, mas não tem as qualidades do mar: assim Maria nasce da natureza humana, corrompida pelo pecado original, mas nela há apenas a natureza e não a corrupção do pecado, pois o Redentor a preservou da culpa original em virtude da sua Paixão e Morte. O mistério da pequena nuvem vista por Santo Elias está autorizada pela tradição da Igreja e pela Liturgia do Ofício Divino da Festa de Nossa Senhora do Carmo.
São Metódio, mártir do ano 311, dizia numa de suas homilias: “O Profeta Elias, tendo tido conhecimento da pureza imaculada de Maria, imitando-a em espírito, conquistou para si uma coroa de glória aurifulgente”.
Para Santo Ambrósio, a Virgem estava de fato prefigurada naquela pequena nuvem, de que fala a Escritura.
Disse Santo Alberto Magno: “Maria é essa nuvem pequenina: pequena pela humildade, mas plena pela graça”.
A ordem Carmelita teve seu berço no Monte Carmelo, na Palestina, e seu espírito está caracterizado por dois elementos: sua origem italiana (Sto. Elias) e sua dedicação a Maria.
O monte Carmelo se eleva entre os confins da Galiléia e Samaria, na Palestina. Compõe-se por uma série de cadeias montanhosas que medem uns 30 km de comprimento por 12 de largura. O pico mais alto é 600 metros sobre o nível do mar, lugar este que é chamado sacrifício.
Carmelo significa graça e fertilidade. A Bíblia o pinta como uma torrente – a fonte de Elias – Elias o maior Profeta do Antigo Testamento. Para a maioria, o termo “Profeta” lembra, sobretudo, a idéia de um homem que anuncia o futuro. Na linguagem bíblica, no entanto, o profeta é um homem inspirado por Deus que comunica aos povos o pensamento e o querer divino.
Elias é o profeta que causou a mais profunda e duradoura impressão no povo de Deus, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Sua vida se situa aproximadamente entre os anos 910 e 850 aC. Seu nome tem o significado de uma profissão de fé: significa “Javé é Deus”. Nasceu em Tesbis, na Transjordânia.
Vários são os episódios que a Bíblia nos oferece sobre o Profeta Elias:
a) Elias por vontade de Deus, se esconde na torrente de Carit, onde os corvos lhe levam comida: 1Reis, 17, 2-6.
b) Em Sarepta de Sidon, Elias faz o milagre da farinha e do Azeite: 1Reis, 17, 7-16.
c) Em Sarepta, na mesma casa da mulher viúva, ressuscita a seu filho: 1Reis, 17, 17-24.
d) Elias é arrebatado ao céu num carro de fogo: 1Reis, 2, 1-18.
e) Vocação do Profeta Eliseu: 1reis, 19, 19-21. Eliseu sucessor de Elias. 2reis 2, 19-21.
Elias no Novo testamento: Vários livros o nomeiam, por exemplo:
Mt 16, 13; 17, 1-12; 27,47. Lc 4, 25 e 9, 33. Jo 1-21. São Tiago 5-17.
Elias é um dos poucos profetas com grande ressonância. Elias dizia:
“Eu me consumo de ZELO pelo SENHOR, o DEUS dos exércitos”.
“Vivo é o Senhor em cuja presença estou”.
“Elias surgiu como um fogo e sua palavra queimava como uma tocha”
(Eclo. 48, 1-12).
PRECE AO SENHOR JAVÉ
Vem, Senhor! Tua Face procuro...
Como a terra árida pela chuva anseia
assim meu ser por ti...
Vivo és senhor!
E em tua graça estou!
Na brisa leve me fala,
No Carit me dessedenta..
Vem, Senhor! na aridez do deserto
Com o pão me alimenta
Fortalece-me na caminhada...
Vivo és, Senhor!
E teu zelo me consome
Na solidão quero encontrar-te
E descobrir-te no irmão...
Vem, Senhor, e ao clarão de tua face
se passe inteira a minha vida,
se opere a nossa união...
Fonte: Carmelo Santa Teresa e da Divina Misericórdia

Mais
Santa Eliza de Acheler
(20 de Julho)

Uma mártir egípcia com seus companheiros cristãos, Daniel, Isaías, Jeremias e Samuel. Eles foram enviados para as minas de Cilicia (moderna Turquia) para confortar os cristãos presos ali. Eles foram presos no portão de entrada e martirizados. O historiador Euzebius estava na Caesarea, em Israel e deu vívido testemunho do acontecido. Santa Elisa foi martirizada e como não renunciasse a sua fé e aceitasse oferecer sacrifícios aos deuses pagã...
Ver mais

São José Barsabás
(20 de Julho)

Ele foi um dos setenta e dois discípulos de nosso Senhor, e foi colocado em concorrência com São Matias para suceder Judas o traidor no apostolado. São Crisóstomo observa que São José não estava descontente, mas se alegrou com o Senhor ao ver a preferência dada a São Matias. Após a dispersão dos discípulos, ele pregou o evangelho a muitas nações; e entre os outros milagres, bebeu veneno sem receber qualquer mal, como Papias, e dele Eusébio, tes...
Ver mais

Santa Margarida
(20 de Julho)

Margarida nasceu no ano 275, na Antioquia de Pisidia, uma florescente cidade da Ásia Menor. Órfã de mãe desde pequena e filha de um sacerdote pagão e idólatra, Margarida tinha tudo para jamais aproximar-se de Deus, se "algo" não acontecesse. E algo divino aconteceu: o pai acabou confiando sua educação a uma ama extremamente católica e a vida de Margarida enveredou por outro caminho. Caminho que a levaria à santidade.
...Continuar lendo

Santo Aurélio
A Igreja da África, durante os anos de 392 até 429, foi agraciada com o governo santo do primeiro Bispo de Cartago, que santificou-se tornando seu povo também santo. Santo Aurélio nasceu no século IV e desde diácono se destacava pela caridade, zêlo, pureza de vida e pelo culto da Liturgia.
O grande Aurélio esteve como Bispo responsável por toda uma região e todos o chamavam - por respeito - de "Santo Papa Aurélio". Não possuía grandes dotes intelectuais, porém, ...
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário