sexta-feira, 24 de junho de 2016

(São João do Pau D’Alho) Município completa hoje 54 anos com procissão


Segundo o censo do IBGE de 2015, São João do Pau D’ Alho possui 2.141 habitantes; quem nasce na cidade recebe o gentílico de são-joanense
Entrada da cidade mostra a imagem do padroeiro, São João Batista (Foto: Arquivo/JR)
Entrada da cidade mostra a imagem do padroeiro,
São João Batista (Foto: Arquivo/JR)
 

O município de São João do Pau D’ Alho está em festa hoje, 24, e comemora 56 anos de fundação. Para festejar a data, a Prefeitura realiza diversas atividades desde o dia 26 de maio. A programação encerra-se no dia 7 de agosto.
Considerada como a ‘Caçula da Alta Paulista’, para festejar a data, hoje às 18 horas haverá procissão com início na entrada da cidade.
Amanhã, 25, às 16h, jogo amistoso Veterano: Amigos do Tim x Associação Atlética Patativa Murutinga do Sul. Às 19h, culto evangélico com bênção de Deus para São João do Pau D’ Alho, que contará com a participação de igrejas evangélicas, no centro comunitário.
No próximo dia 2 (sábado), às 20h, desfile de bandas marciais com a participação da Banda Musical Águia Dourada, de São João do Pau D’ Alho e bandas da região, em frente à igreja Matriz.
No dia 3 de julho (domingo), às 15h, Primeira Rua de Lazer: Cultura, Esporte, Associação da Melhor Idade e projetos de capoeira, Clube da Criança, CCI (Centro de Convivência do Idoso), karatê e skate.
No dia 9, às 20h, no largo a Paróquia São João Batista, haverá o 12° Encontro da Música Sertaneja de São João do Pau D’ Alho, com violeiros da região. Contato para compra do tradicional frango assado: (18) 3857-1151.
No próximo dia 10, às 9h, Torneio Municipal de Bocha, e das 9h às 13h, 2° Batizado de Capoeira no CCI.
E para finalizar a programação especial de aniversário, no dia 7 de agosto, às 11h30, almoço e leilão de gado no largo da igreja Matriz.
Toda comunidade local e da região estão convidadas a prestigiarem os eventos.
DADOS – Segundo o censo do IBGE de 2015, São João do Pau D’Alho possui 2.141 habitantes. Em 2010, esse número era de 2.103.
O município foi fundado em 1948, por Evaristo Cavalheri, Gustavo Kuester, José Antônio Sanches e Jorge Masso. O aniversário da cidade é comemorado todo dia 24 de junho, dia de São João Batista, padroeiro do município.
Os primeiros colonizadores foram às famílias Marques, Souza, Marin, Fortes, Fernandes, Alves Farias, Tihara, Puga, Hashimoto, Albanezi, Carareto, Indalécio, Plazza, Garcia, Cavalheri, Berto e Bertipaglia. A primeira casa foi construída por José Antônio Sanches.
A igreja católica foi inaugurada em 13 de dezembro de 1949, sendo a primeira missa rezada em 20 de janeiro de 1950 e a primeira procissão em 29 de outubro de 1950.
Em 1954 elevou-se a distrito pela Lei 2456 de 30 de dezembro de 1953, no município de Tupi Paulista. Pela Lei Estadual 5285 de 18 de fevereiro de 1959 passou à categoria de município.
São João do Pau D’Alho teve como primeiro prefeito Olívio Rigoto, tendo como vice Manoel Matias.
Diferente do que muitos pensam quem mora em Pau D’alho é são-joanense e não paudalhense.
A origem do nome deve-se a existência em seu território de muita árvore com o nome de Pau D'Alho, antecedido de São João, seu padroeiro.
A cidade é administrada pelo prefeito Manoel Pereira dos Santos e o vice Dídimo Carvalheiro. A Câmara conta com nove vereadores, tendo como presidente Valdir Batista. (Com informações do site IBGE).

Fonte: www.portalregional.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário