quinta-feira, 23 de junho de 2016

Romaria Tropeira será realizada nos dias 8 e 9 de julho


          Como já é tradição em Tupã, há mais de 13 anos acontece a Romaria Tropeira em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O evento, que conta com parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e apoio do vereador Pedro Francisco Garcia, o “Tupãzinho”, será realizado neste ano nos dias 8 e 9 de julho.
A Romaria Tropeira faz parte do calendário oficial de eventos da cidade e reúne centenas de pessoas todos os anos. A festa contará com apresentação de dança de quadrilha, distribuição gratuita de pratos típicos como quentão, cachorro-quente, pipoca e vinho quente, além de um baile com a dupla sertaneja Paulo Henrique e André, da cidade de Pompéia.
Segundo o organizador da romaria, Gerdião Lopes Filho, o evento começará na sexta-feira, dia 8 de julho, a partir das 20 horas, com missa celebrada pelo padre Marcos Roberto Cesário da Silva. Em seguida, acontecerá escolha da rainha da romaria.
Gerdião comentou ainda que, no sábado, dia 9, a comitiva realizará a tradicional cavalgada, que sairá da Praça da Bandeira, em frente a Igreja Matriz de São Pedro, às 15 horas, com destino a Parnaso. A chegada está prevista para 17 horas, quando acontecerá a coroação de Nossa Senhora Aparecida e as bençãos dos animais e dos cavaleiros. “Após a benção dos animais e cavaleiros, que para nós também já uma tradição, acontecerá o encerramento da comitiva com o baile. Convido toda a população a fazer parte da nossa romaria, que já acontece há mais de 13 anos”, disse o organizador.
O organizador ressaltou que neste ano a procissão também poderá ser acompanhada de carro, logo atrás da tropa.
Gerdião finalizou informando que não há necessidade de inscrição prévia, bastando apenas comparecer no local da saída.
TRADIÇÃO
A Romaria Tropeira de Parnaso começou como uma demonstração de fé da dona Catarina Graton Ribeiro, mãe de Gerdião, que reunia os amigos para rezar o terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Por meio de sua fé, a romaria se tornou um dos mais tradicionais eventos de Tupã.
Muita gente passou a acompanhar o terço. Por isso, dona Catarina e seu filho Gerdião transformaram o terço em missa. Após a cerimônia, os participantes se reuniam para uma confraternização com comidas típicas, danças e bebidas.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida, da Igreja de Parnaso, era transportada até a chácara da família, onde era celebrada a missa. Após alguns anos, os participantes passaram a buscar a imagem da padroeira para ser levada até o Distrito de Parnaso. Gerdião foi convidado a criar a romaria em 2002 devido ao grande número de pessoas e ao sucesso do evento.


Fonte:http://www.diariotupa.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário