sexta-feira, 24 de junho de 2016

(Lucélia) Cidade completa hoje 72 anos de emancipação político-administrativa

Nesta sexta-feira, às 9 horas, será realizado ato cívico na Estação Cultural ‘Dona Filhinha’, com apresentação da Banda Marcial e do coral “Vozes da Melhor Idade”

Por ELAINE RODRIGUES 


O município de Lucélia completa hoje, 24, 72 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data a Prefeitura realizará programação modesta, mas significativa, devido à crise financeira, que atinge não só o município, como também todo o País.
Nesta sexta-feira, às 9 horas, será realizado ato cívico na Estação Cultural ‘Dona Filhinha’, com apresentação da Banda Marcial e do coral “Vozes da Melhor Idade”, com integrantes do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Já às 19 horas, haverá o 4º Festival Requebra de Dança no Ginásio Municipal de Esportes, com entrada franca.
No próximo domingo, 26, está programado o passeio ciclístico Ecopedal. A concentração será às 9h30, na Estação Cultural, com saída às 10h30 sentido a Fazenda Jacutinga – Planeta Verde (Mil Alqueires), onde haverá palestra e plantio de mudas. O retorno está previsto para as 14 horas.
A partir das 14 horas, também no domingo, na Estação Cultural, será realizada a comemoração de aniversário da Rádio 89 FM, com diversos shows promovidos pela Difusora FM e EP Show e apoio da Prefeitura de Lucélia. A entrada será um quilo de alimento não perecível a ser destinado às entidades assistenciais do município.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2015, Lucélia possui 21.196 habitantes. Em 2010, esse número era de 19.882.
A colonização da região iniciou-se por volta de 1920, com a vinda de imigrantes russos e eslavos, atraídos pelo prolongamento da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. João de Arruda abriu uma clareira e, em 1929, construiu o primeiro rancho, dando início a um pequeno povoado que norteou o desbravamento da zona.
Em 1939, o dr. Luiz Ferraz de Mesquita, em missão técnica de divisão judiciária, fundou no território de Martinópolis, uma povoação que recebeu o nome de Lucélia, que significa luz celestial formado de sílabas dos nomes do fundador e de sua mulher, Cecília Mendes de Mesquita.
Foi construída uma capela onde, a 24 de maio de 1939, o padre Gaspar Cortez celebrou a primeira missa. Mais tarde, fez-se o traçado da cidade de Lucélia que se desenvolveu rapidamente, sendo elevada, em 1944, à categoria de distrito e município.
A base econômica sempre foi a agricultura, em um território formado por pequenas, médias e grandes propriedades, com grande destaque para a produção de café, amendoim e algodão, o que impulsionou o setor, fazendo se estabelecer na cidade uma grande estrutura para processamento e armazenamento dessa produção. O cenário econômico mudou a partir dos anos 70, com o ingresso da pecuária no campo.
A partir dos anos 80, com o lançamento do Proálcool, do governo federal, que estimulou o plantio de cana-de-açúcar para a produção de álcool combustível, essa atividade econômica se estabeleceu na cidade, e se tornou um marco econômico local e regional. Em torno da indústria de bioenergia, estabeleceu-se uma ampla cadeia de setores secundários, que empregam muitos trabalhadores e movimentam a economia local, um termômetro determinante para a atividade econômica da cidade, com reflexos diretos em todos os setores do município.
A cidade é atualmente administrada pelo prefeito Osvaldo Alves Saldanha e o vice Alexandre Gonçalves.

Fonte: www.portalregional.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário