terça-feira, 21 de junho de 2016

Comissão organizadora se reúne com coordenadores de cursos para planejar Mostra de Profissões 2016



Evento está programado para ser realizado no mês de outubro no Câmpus II da FAI

Por Daniel Torres

Comissão organizadora se reuniu com coordenadores
 de cursos para planejar Mostra de Profissões 2016
Foto Daniel Torres

A comissão organizadora da Mostra de Profissões 2016 das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) apresentou aos coordenadores de cursos da Instituição na última quinta-feira, 16, o planejamento do evento, programado para ser realizado no mês de outubro.

No início de junho o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, que quando vice-diretor foi o responsável pela organização das últimas cinco edições do evento, designou uma comissão composta pelos Prof. Dr. Delcio Cardim e Prof. Me. André Mendes e presidida pelo Prof. Dr. José Aparecido dos Santos para a realização da Mostra neste ano.

“Sendo a FAI uma Instituição Pública Municipal, a Mostra de Profissões cumpre com sua função social ajudando os jovens a definirem por sua profissão em um momento de bastantes indefinições em suas vidas, além de divulgar os Congressos de Iniciação Científica [CICFAI] e as bolsas de estudos que a Instituição oferece”, considerou Wendel Soares.

Segundo o presidente da comissão, planeja-se organizar estações temáticas por áreas de conhecimento (Agrárias, Exatas, Humanas e Biológicas), a fim de expor os cursos oferecidos pela FAI e elucidar dúvidas relativas às profissões. “Pretendemos articular palestras nos laboratórios e, sempre que possível, a realização de experimentos e análises, pois existe uma necessidade muito grande de os alunos conhecerem mais profundamente a profissão que pretendem”, avaliou Santos.

Expectativa dos coordenadores

A reunião animou os coordenadores de cursos, que já se organizam para a logística de recepção dos alunos. “A mostra desperta nos alunos do Ensino Médio a procura e decisão por profissões através das sensações que aparecem quando visitam ambientes, identificações com a fala dos profissionais e, ainda, algumas descobertas de suas vocações conhecendo novos cursos. A Enfermagem, por exemplo, pretende apresentar seu curso mostrando ambiente de simulação, desenvolvimento de habilidades em seus laboratórios e matérias de estudo com profissionais que são atuantes e falam com verdade e grandiosidade da profissão”, revelou a coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Esp. Marília Sornas Franco Egea.

Cada curso tem como objetivo apresentar à comunidade externa os objetivos de estudo, os campos de atuação, as perspectivas do mercado de trabalho e o perfil profissional referentes aos cursos oferecidos pela FAI.

“Uma das atrações deste ano é a ideia de criar um espaço onde os alunos se sintam desinibidos para tirar dúvidas sobre as peculiaridades de cada curso, com quem mais entende do assunto”, opinou a coordenadora dos cursos de Licenciatura, Prof.ª Ma. Siomara Augusta Ladeia Marinho.

Já segundo a coordenadora de Comunicação Social, a palavra de ordem é inovar. “Todos estamos otimistas e esperamos superar as expectativas. Para a FAI é um evento importante para a divulgação institucional e para que a comunidade em geral conheça a estrutura do câmpus universitário. Acredito que os cursos devam se preparar para atender a essa demanda abordando duas temáticas que considero essenciais principalmente nos dias atuais: a estrutura de apoio ao aluno para a realização de atividades acadêmicas e as perspectivas positivas para o mercado de trabalho de cada curso”, complementou a Prof.ª Ma. Lilian Pacchioni Pereira de Sousa.

“Para os alunos concluintes do Ensino Médio é uma oportunidade de estar frente a frente com um profissional da área que ele deseja cursar ou mesmo sanar as dúvidas quanto à sua escolha e conhecer mais a fundo sobre o curso escolhido (grade curricular, mercado de trabalho, média salarial da carreira escolhida, campo de atuação)”, arrematou o diretor geral.


Fonte: Assessoria de Imprensa/FAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário