segunda-feira, 27 de junho de 2016

Bombeiros orientam sobre fogos de artifício

por Bruno Saia-DA REPORTAGEM


Muito comuns no mês de junho, com o início das festas juninas em toda a região, os fogos de artifício preocupam o Corpo de Bombeiros, responsável pelos atendimentos das ocorrências envolvendo ferimentos causados por estes objetos. “Acidentes causam dilaceração de membros, por conta do deslocamento de ar, queimaduras, ou até mesmo os dois”, destaca o tenente PM Erlon Augusto Pavesi, responsável pela Seção de Comunicação Social do 14º GB (Grupamento de Bombeiros) de Presidente Prudente.
Para evitar queimaduras e acidentes, bombeiros
orientam sobre uso de fogos de artifício

Segundo o tenente, exceto em determinados eventos, como jogos de futebol, acidentes envolvendo fogos de artifício ocorrem quase que exclusivamente nesta época do ano. “Muitas vezes, as festas juninas contratam pessoas capacitadas, que são profissionais em pirotecnia, que lidam com os fogos, mas o problema é com o cidadão comum, principalmente quando há uso de bebida alcoólica, e ele perde a sensação de estar exposto ao perigo”, detalha Pavesi.
Outro fator de risco, de acordo com o bombeiro, é o uso dos fogos por crianças. “Em alguns casos, elas compram aquelas bombinhas bem pequenas, que vêm com pólvora misturada com areia, retiram a areia e fazem bombas maiores apenas com a pólvora e isso gera muito risco”, alerta o tenente.

Dicas de segurança

Ainda de acordo com Pavesi, a responsabilidade em ensinar os usuários a utilizar os fogos é dos comerciantes, que sempre devem apresentar as instruções dos fabricantes, que precisam ser seguidas à risca pelos consumidores. Aos vendedores também é recomendável vender poucas “bombas” por consumidor, para evitar a produção caseira.
“Se houver acidentes, a primeira medida é ligar para o 193 e, em caso de dilaceração, é preciso envolver o ferimento com um pano e uma toalha para estancar o sangramento. Já se ocorrerem queimaduras, basta manter o local sob água corrente abundante”, explica o tenete. Segundo ele, os bombeiros utilizam um gel especial, que é utilizado para colocar nas queimaduras, e nenhum outro produto deve ser utilizado.

SAIBA MAIS

AUTORIZAÇÃO DO EXÉRCITO

A responsabilidade sobre a fiscalização dos estabelecimentos que comercializam fogos de artifício é do Exército Brasileiro e, de acordo com a Junta Militar de Presidente Prudente, a cidade conta com seis estabelecimentos autorizados a vender estes produtos. O consumidor que tiver dúvidas se o local onde está comprando os itens é autorizado a comercializá-los, deve questionar o proprietário sobre o documento de autorização do Exército que, se não for apresentado, pode ser denunciado para qualquer órgão de segurança pública (policiais civil ou militar ou o Ministério Público). Mais informações sobre o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.2rm.eb.mil.br/.

Fonte: http://www.imparcial.com.br/site/bombeiros-orientam-sobre-fogos-de-artificio

Nenhum comentário:

Postar um comentário