segunda-feira, 20 de junho de 2016

(Adamantina) Comissão do Centro Integrado de Pesquisas com Abelhas da FAI participa do III Fórum de Apicultura Sustentável na UNESP de Dracena



Objetivo foi incentivar e elucidar os participantes quanto às técnicas adequadas de manejo de colmeias


Por Priscila Caldeira/ Colaborou: Prof. Dr. José Aparecido dos Santos

Prof. Dr. José Aparecido dos Santos (5º da esquerda
 para a direita) participou de evento junto a alunos
da FAI e apoiadora do CIPAF
Foto: 
Arquivo pessoal


Foram oferecidas diversas oficinas e palestras aos apicultores, estudantes e professores participantes. As oficinas e atividades práticas foram sobre a produção e substituição de rainhas, produção de hidromel (bebida à base de mel), produção e beneficiamento de pólen apícola, manejo de colmeias em período de entressafra e análise fí­sico-quí­mica de mel.

“O grupo se dividiu para participar das oficinas visando adquirir conhecimento nas diversas áreas apícolas, pois o CIPAF está iniciando e demanda acumular conhecimento por meio de participação nesses tipos de eventos e até mesmo adquirir know-how para realizarmos um evento próprio”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Prática de Pesquisa da FAI (NPP), professor Dr. José Aparecido dos Santos.

Foram realizados contatos com profissionais da área, principalmente com a professora Dra. Lidia Maria Ruv Carelli Barreto, diretora do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (Unitau), autarquia municipal como a FAI, e tem um trabalho exemplar com abelhas, a fim de estreitar parceria na área apícola.

“Cabe ressaltar que a participação veio enriquecer o conhecimento dos membros do CIPAF para consolidar nosso Centro com bases teóricas práticas já testadas”, afirmou o docente.



CIPAF

O CIPAF é um projeto em andamento na FAI, que integra a parceria com o Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, com o apoio de apicultores de Adamantina e região.

A proposta visa instalar na FAI uma Central de melhoramento genético de rainhas e pesquisa das espécies de abelhas que há na região, principalmente nos remanescentes de Mata Atlântica da bacia do Rio Aguapeí/Feio e a polinização dirigida com abelhas.

Mais informações sobre o Centro Integrado de Pesquisas com Abelhas da FAI (CIPAF) podem ser obtidas no NPP da instituição pelo telefone (18) 3502-7080.

Do evento da UNESP de Dracena participaram os alunos de Agronomia Luiz Fernando Pozzatti, Loriane Lourdes Guaresi e Willian Endo Borim. Participaram também a apoiadora do CIPAF, profa. Dra. Lidia Maria Ruv Carelli Barreto (UNITAU), profa. Dra. Ana Paula e o organizador do evento Daniel Nicodemo, da UNESP de Dracena.

O estudante de Engenharia Ambiental, 7º termo, Rodrigo Ruiz Pereira também integra a Comissão do CIPAF.
Uma comissão de alunos e professores do Centro Integrado de Pesquisas com Abelhas da FAI (CIPAF) participou na UNESP, Campus Dracena, do III Fórum de Apicultura Sustentável (FAPIS), nos dias 10 e 11 de junho. O objetivo foi incentivar e elucidar os participantes quanto às técnicas adequadas de manejo de colmeias.


Fonte: Assessoria de Imprensa/FAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário